Incentivar a leitura infantil: saiba como ajudar a criança a criar o hábito

incentivar a leitura infantil
5 minutos para ler

A leitura por si só tem o poder de transformar as pessoas. No entanto, para que a experiência seja prazerosa, antes, ela precisa se tornar um hábito inserido o quanto antes na rotina.

Em um mundo repleto de telas e anúncios que disputam a nossa atenção, ler se torna um desafio, especialmente para aqueles que nasceram nessa época digital. Sim, eles mesmos, os nossos filhos!

Com tantas distrações, ensinar os pequenos a ler e ajudá-los a desenvolver o gosto pela leitura é ainda mais desafiador do que antes. 

Pensando na importância da leitura para todas as crianças e nos obstáculos impostos a elas por conta da tecnologia, a JC Kids preparou este artigo com algumas dicas para você incentivar a leitura infantil. Confira!

Por que incentivar a leitura infantil?

A pesquisa anual “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro, mostrou que em 2019 os brasileiros leram em média 4,95 livros (inteiros ou apenas parcialmente). Quando comparamos esse dado com a realidade de leitura de outros países, o Brasil fica muito aquém. Na França, por exemplo, em 2019, os franceses leram em média 21 livros no ano.

No Brasil, além da desigualdade econômica que impossibilita o acesso aos livros, faltam políticas efetivas para incentivar a leitura. Enquanto ler é uma atividade extremamente enriquecedora durante toda a vida, na infância, ela pode trazer benefícios ainda mais significativos.

O hábito de leitura na infância estimula a criatividade, um momento em que os pequenos podem soltar a imaginação. Como os livros não possuem recursos audiovisuais, eles podem visualizar as cenas, os personagens e fantasiarem da maneira que quiserem.

Além disso, ler é uma ótima maneira de desenvolver habilidades linguísticas. O pequeno pode aprender a escrever as palavras e aumentar o seu vocabulário, assim como desenvolver o ritmo na leitura em voz alta.

Por fim, a leitura também é um exercício de reflexão, que transmite valores e ideias. Ler e refletir sobre histórias estimula o pensamento crítico, o que ajuda a expressar os próprios sentimentos, se relacionar com os outros e ter autoconhecimento.

Quando incentivar a leitura infantil?

Crianças iniciam o processo de alfabetização na escola por volta dos 5 ou 6 anos de idade. Mas a leitura deve ser incentivada antes disso. 

Mesmo que os pequenos sejam ainda muito pequenos e não saibam ler, é importante que eles entrem em contato com os livros, enquanto objeto de curiosidade, o mais cedo possível.

Assim, existem livros adequados para cada idade que servem para brincar e estimular o interesse das crianças. Este é o caso dos livros plásticos, que possuem texturas, imagens, cores fortes e alguns até dobraduras.

Além disso, a leitura infantil pode ser incentivada quando os pais leem com seus filhos. É importante entender, no entanto, que não devemos esperar que eles ouçam quietinhos a história o tempo todo, pois sua capacidade de concentração não é a mesma de um adulto. 

Portanto, para tornar o momento prazeroso, vale apostar em encenações, fantasias, fantoches e dramatizações. Antes de mais nada, ler deve ser divertido.

Por fim, mas não menos importante, crianças são extremamente influenciadas pelas atitudes dos adultos que estão a sua volta. Isso quer dizer que crianças que possuem pais que leem muito têm mais chance de se tornarem leitoras ao longo de sua vida. 

Sendo assim, os pais devem dar o exemplo na leitura e aproximar os pequenos do mundo dos livros, até mesmo indiretamente.

Como incentivar a leitura infantil

Agora que você já sabe a importância dos livros para as crianças e que ela deve ser incentivada antes mesmo do processo de alfabetização, a JC Kids trouxe algumas dicas para incentivar a leitura infantil enquanto a criança está aprendendo a ler.

Escolha livros do interesse da criança

Primeiro, é preciso despertar o interesse da criança pelo livro. Uma maneira de fazer isso é buscando livros com temáticas que sejam do interesse da criança.

Como o objetivo é fazê-la ficar curiosa pela história, se a criança já está familiarizada com os personagens ou o enredo, as chances de ela querer saber o que acontece são maiores. 

Assim, gibis, livros de filmes ou desenhos animados que a criança já assistiu são boas opções.

Leiam juntos

Outra estratégia muito interessante para incentivar a leitura infantil é acompanhar a criança enquanto ela lê. 
Durante a alfabetização, o pequeno provavelmente não vai conseguir ler histórias muito longas ou um livro inteiro sozinho, por isso, se ela receber um apoio construtivo, pode evoluir mais rápido e aproveitar melhor o momento da leitura.

Converse sobre livros e histórias

Não espere que a iniciativa de querer ler uma história ou o interesse por um livro parta da criança. O papel de despertar a curiosidade dela pelas coisas boas do mundo é dos adultos que a acompanham.

Nesse sentido, converse sobre histórias com seu pequeno! Quando contamos detalhes relevantes e curiosidades sobre algum lugar, sobre pessoas importantes ou até mesmo fatos históricos, despertamos a curiosidade das crianças.

É uma ótima oportunidade para incentivá-las a ler as várias adaptações infantis de histórias clássicas e personagens históricos que existem.

Entendeu a importância da leitura e quer saber onde encontrar bons livros para o seu pequeno leitor? A JC Kids possui uma seleção especial de livros da Editora Estrela Cultural, com as mais diversas histórias para  as mais diversas idades. Clique aqui e confira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário