Um dos maiores desafios dos pais é saber como lidar com as birras dos filhos. Muitas vezes, é difícil saber como agir quando as crianças começam a fazer um escândalo porque não tiveram um desejo atendido. Entretanto, atuar de maneira adequada, nesses momentos, é fundamental para criar um ser humano educado e que saberá enfrentar as frustrações da vida.
Separamos algumas dicas para lhe ajudar nessa difícil missão. Continue acompanhando para saber mais!
Não perca o controle
Sabemos que muitas vezes é difícil não perder o controle nesse momento, especialmente quando a birra acontece em público. Afinal, assim tudo se potencializa. Com outras pessoas observando você se sente julgado e seu filho pode querer chamar ainda mais a atenção.
Mas é fundamental não se descontrolar nessa hora. Você precisa demonstrar para o seu filho que está no controle. Afinal, quando uma criança faz birra, ela quer chamar a atenção e ter seus objetivos atendidos. Portanto, se você ceder, a criança fará birra sempre e tornará esse comportamento um padrão. Por mais difícil que seja, mantenha o controle.
Seja firme, mas acolhedor
Para mostrar que você tem o controle da situação, é fundamental que você seja firme. Isso se reflete na postura e no tom de voz que você precisa adotar quando seu filho fizer birra.
O mais recomendado é que você fique na altura da criança, olhe nos olhos dela e explique, de maneira firme, porque aquela atitude é inadequada e que não fará com ela consiga o que quer. E, por fim, quando perceber que ela entendeu, acolha a criança e explique porque não pode atender o pedido dela agora.
Mantenha a palavra
Um dos melhores conselhos de como lidar com as birras é mencionar a necessidade de manter a palavra. Ceder pode resolver momentaneamente o problema, já que o objetivo da criança com a birra é consegui o que quer.
Entretanto, causará um problema muito maior em longo prazo. A birra se tornará um padrão, já que a criança se sentirá recompensada, se você voltar atrás e der o que ela quer só por conta do escândalo. Por isso, podemos considerar que a pior coisa que você pode fazer para lidar com a situação é ceder às birras. Nunca faça isso!
Dê o exemplo
Os filhos geralmente seguem o comportamento dos pais. Bons e ruins. Portanto, dar um bom exemplo é uma das melhores maneiras de educar bem uma criança.
No dia a dia, não faça as suas próprias birras. Não importa se você teve um dia estressante no trabalho, se brigou com o cônjuge ou seu filho não quer ir tomar banho. Se comporte de forma adequada, o que não inclui gritar, brigar, chorar descontroladamente e bater as portas. Os pequenos aprenderão com o seu exemplo!
Converse com o seu filho
O diálogo é uma excelente maneira de resolver problemas. Tem alguma dúvida de como lidar com as birras ou qualquer outra situação que envolva a relação com seus filhos? Aposte sempre na conversa!
No momento da birra, converse com a criança. Explique o porquê da sua decisão de não dar o que ela quer e também porque o comportamento dela está inadequado, demonstrando que não adiantará fazer isso e que assim só agravará a situação. Desse modo, seu filho vai aprendendo aos poucos.
Saber como lidar com as birras do seu filho ajudará a torná-lo uma criança melhor e a lidar com as frustrações inevitáveis que a vida pode apresentar. Além disso, fará com que ele tenha um bom relacionamento com as outras pessoas, crianças e adultos, no seu desenvolvimento e na construção e manutenção de um bom ambiente familiar.
Agora que você já sabe como lidar com as birras infantis, que tal descobrir mais sobre as fases da criança?