Como montar um quebra-cabeça?

4 minutos para ler

Como montar um quebra-cabeça? Afinal, não é só encaixar as peças? Nem sempre. Principalmente se você se depara com um quebra-cabeças de 1500 peças, por exemplo.

Mas quem brinca de quebra-cabeça hoje em dia? Todo mundo: crianças, adolescentes e até adultos! Montar quebra-cabeças é uma atividade muito divertida! E mais: fortalece a imaginação, a criatividade, a concentração e a disciplina.

Uma dica: quando o quebra-cabeça é muito grande, ou tem uma imagem bonita, pode ser enquadrado depois de pronto e pendurado na parede do quarto ou na sala. Fica lindo e muito original.

Gostou da ideia? Confira algumas dicas de como montar um quebra-cabeça mais rápido, e embarque com seus filhos nesse desafio!

Escolhendo o quebra-cabeças ideal

Nem sempre a indicação de idade na caixa pode significar que aquele é o modelo mais adequado para seu filho. Se a criança é pequena, ou não tem prática nessa brincadeira, um quebra-cabeças de 150 peças pode ser uma atividade muito difícil de realizar e ela logo ficará entediada. Comece com os modelos menores, com menos peças.

No mercado atual, existem modelos para todos os gostos e bolsos, com os temas favoritos das crianças e também dos adultos; fora os novos modelos 3D, que são super diferentes e muito divertidos. Escolham juntos!

Encontre um lugar limpo e calmo

Nem pense em começar a brincar em qualquer lugar. As peças do quebra-cabeça podem ser pequenas e se perder facilmente. Não conseguir terminar por estar faltando uma única pecinha é uma frustração enorme. Evite que isso aconteça!

Procure um lugar limpo, silencioso e sem muito movimento de pessoas para começarem a montar. Como é uma atividade que exige concentração, muito barulho pode atrapalhar.

O local pode ser um cantinho tranquilo do quarto ou uma mesinha separada. Assim, todos podem se sentar ao redor, ajudando na montagem, sem risco de tumulto ou de perder peças.

Visualize o resultado final

Ter um guia facilita muito para montar o quebra-cabeça. Deixe a imagem do modelo pronto ao alcance de todos que estão brincando, podendo ser consultado sempre que houver alguma dúvida.

Comece pelas bordas

As peças das bordas são sempre mais fáceis de serem localizadas – geralmente um dos seus lados é sempre liso, o lado que fica virado para fora do quebra-cabeça.

Começar pelas bordas também ajuda a imaginar o tamanho que ficará o quebra-cabeça pronto. Além disso, facilita na hora de entender a sequência das peças, dando um ponto de partida para iniciar a montagem.

Monte por blocos

Ao invés de tentar encaixar peça por peça – principalmente se o quebra-cabeças é muito grande – pode ser mais fácil tentar montar pequenos blocos separadamente para depois encaixar tudo junto ao final.

Essa dica facilita bastante e ajuda as crianças: cada uma monta um pequeno bloco sozinha e você poderá ajudá-las a reunir tudo depois.

Não force os encaixes

Se a peça não encaixa fácil na primeira tentativa, provavelmente não pertence ao espaço em questão. Forçar o encaixe somente danificará as peças e estragará o quadro.

Seguindo nossas dicas de como montar um quebra-cabeça, essa atividade fica muito mais fácil e dinâmica, não é mesmo? Então que tal chamar as crianças para escolherem juntos um modelo bem legal para começar?

Posts relacionados

Deixe um comentário