A maternidade é um momento ímpar para as mulheres que sonham em ser mãe. O primeiro bebê é um presente tão maravilhoso que o transforma no centro de todas as atenções. Entretanto, quando a mamãe pensa em planejar uma nova gravidez, outra responsabilidade aparece: preparar filho para a chegada do irmão.
O objetivo deste artigo é fornecer orientações para que você aprenda como preparar o seu filho para a chegada de um novo irmão, evitando ciúmes e trazendo paz para o lar. Continue a leitura.
Entenda a importância de comunicar ao seu filho
Até então, ele era o rei. Alvo de todas as atenções, mimos e regalias que são direitos de um primogênito. Agora, esse reinado será dividido com outro ser humano e o espaço dele deverá ser compartilhado com o irmãozinho.
A vinda de um novo membro à família cria expectativas e desconfortos, especialmente para o filho mais velho. É fundamental mostrar para ele que não haverá mudanças no jeito de amá-lo e tratá-lo com todo o carinho.
Assim, é possível diminuir uma eventual ansiedade e determinadas dúvidas em quem até pouco tempo era exclusivo e senhor de todos os cuidados.
Aprenda a preparar filho para a chegada do irmão
A mamãe e o papai podem estar prontos para o futuro rebento. Entretanto, o primeiro filho não sabe o que mudará na sua vida, a partir de então. Esse estranhamento em relação à nova posição que ele ocupará, exigindo repartir o tempo, os cuidados e o amor dos pais precisa ser eliminado.
Para ajudar, relacionamos 5 dicas de como fazer isso sem criar transtornos e constrangimentos para todos. Confira.
1. Evite criar expectativas e diga a verdade
Evite criar ilusões e construir um mundo fora da realidade. Mostre que durante algum tempo o irmãozinho só se interessará em mamar, dormir e chorar. Explique que, como irmão mais velho, ele ajudará muito a você, e depois que o bebê ficar “crescidinho” poderá ensiná-lo as coisas que aprendeu. A criança precisa entender que o irmão que chegará necessitará de algum tempo para se tornar o grande amigo e parceiro.
2. Prepare para o primeiro encontro
Muita atenção ao primeiro encontro do filho mais velho com o irmão recém-nascido. Uma sugestão é que ele esteja no quarto da maternidade antes do irmão e que este chegue depois para ser apresentado a ele. Da mesma maneira, na hora das despedidas, o neném sai antes.
3. Compre brinquedos para que eles possam se divertir juntos
Converse com seu filho e peça que escolha um brinquedo que gostaria de presentear ao bebê que está para chegar. Explique que o neném é muito especial para todos e merece um presente que comprove isso. Depois, você escolhe um mimo que o recém-chegado dará ao irmão mais velho. É pura interação sob as bênçãos do amor.
4. Inclua o filho nos preparativos para a chegada do bebê
Na hora de comprar itens para o quarto do novo pimpolho, pensar na decoração ou decidir qual será o seu nome, envolva o mais velho para que ele se sinta importante e lembrado como membro da família e cúmplice do momento.
5. Reserve um tempo do dia para o primogênito
A sensação de ficar sozinho é muito comum com a vinda do irmão. O seu filho percebe que as atenções são todas para o novo membro da família. Apesar das mudanças na sua rotina, dedique alguns instantes para o primogênito. Ele precisa compreender que o seu amor por ele continua o mesmo.
Preparar filho para a chegada do irmão é uma responsabilidade que requer o máximo de cuidado, gentileza e carinho. O filho mais velho está em fase de crescimento e desenvolvimento e sua autoestima precisa ser preservada. Com respeito, demonstre como ele é importante para você e o quanto vocês são essenciais para a felicidade do novo serzinho que vem por aí.
Para continuarmos no clima do compartilhamento, nossa sugestão é a leitura do texto Dividir brinquedos faz bem e todo mundo gosta! Vamos começar?