Saiba como prevenir e tratar estrias na gravidez de modo eficiente!

4 minutos para ler

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres e, com a gestação, muitas dúvidas tendem a surgir, especialmente sobre como manter o corpo durante esse período. Uma questão que muitas mulheres se preocupam é como prevenir estrias na gravidez de maneira eficiente.

A pele tem propriedades elásticas, sendo capaz de esticar e acompanhar o crescimento da barriga e seios durante a gravidez. O problema é que essa distensão ocorre de maneira muito rápida, causando o rompimento das fibras elásticas. Inicialmente, surgem as linhas avermelhadas, que respondem melhor aos tratamentos, que depois passam a ter coloração esbranquiçada.

Por essa razão, o aparecimento de estrias é muito comum durante a gestação. Mas não se preocupe. Neste post, daremos dicas de como prevenir e tratar esse problema. Acompanhe!

Como prevenir as estrias na gravidez?

Com o ganho de peso, o estiramento da pele é inevitável, sendo muito difícil evitar totalmente o aparecimento de estrias. Contudo, é possível tomar algumas medidas para minimizar o surgimento delas.

Controlar o peso

O melhor método para prevenir estrias na gravidez é o controle de peso. De modo geral, recomenda-se que as mulheres ganhem, no máximo, de 11 a 15 quilos durante a gestação — esse limite pode variar e o ideal é que seja estipulado pelo médico obstetra.

O fato é que quanto mais peso a mulher ganha, maior será o estiramento natural da pele, favorecendo o surgimento das estrias. Assim, é fundamental manter uma boa alimentação, rica em legumes, frutas, cereais, carnes brancas, ovos, peixes e evitar alimentos gordurosos e ricos em açúcares.

Além disso, beber, pelo menos, 2 litros de água por dia também ajuda a hidratar a pele e preservar a elasticidade, uma vez que a pele desidratada fica mais propensa ao surgimento das cicatrizes.

Usar cremes e óleos hidratantes

Quando a pele está bem hidratada, ela tem mais resistência para aguentar as mudanças no volume da barriga e dos seios. Assim, usar óleos ricos em vitamina E e cremes hidratantes, especialmente os que tenham colágeno e lactato de amônia, é muito recomendado.

Além desses, fazer massagens diárias com óleos vegetais, como os de amêndoas ou semente de uva, também é muito benéfico e ajuda a prevenir estrias na gravidez. O ideal é usar esses produtos rigorosamente todos os dias, de manhã e a noite, durante e depois da gestação.

Usar roupas íntimas apropriadas

Com o aumento do volume dos seios é normal que a pele estique e também sofra uma maior pressão, facilitando o surgimento das estrias e flacidez. Para minimizar esse efeito, usar sutiãs específicos para o período de gestação, que ofereçam maior suporte e sustentação à região, é uma boa opção.

A calcinha também não pode apertar e deve fornecer um bom sustento à barriga. Roupas muito justas, sejam elas íntimas, sejam de uso cotidiano, não apenas favorecem o surgimento das estrias como também podem prejudicar o bebê.

Quais os tratamentos para amenizar as estrias na gravidez?

Mesmo com as técnicas para prevenir estrias na gravidez, é muito comum que apareçam algumas cicatrizes. Para elas, alguns tratamentos estéticos podem ser eficazes e minimizar o aspecto avermelhado ou esbranquiçado. Os principais métodos são:

  • uso de cremes ou peelings à base de ácido retinoico;
  • luz intensa pulsada para estrias vermelhas;
  • uso de cosméticos com ácido hialurônico;
  • microdermoabrasão, que é a remoção das camadas superficiais da pele para facilitar os tratamentos;
  • radiofrequência;
  • lasers ablativos — como o CO2 — em estrias de aspecto esbranquiçado.

Durante a gestação e a amamentação, existem muitas restrições quanto a diversos tratamentos e medicamentos, pois podem fazer mal ao bebê. Por isso, por mais inocente e simples que pareça, é fundamental buscar a opinião de um médico antes de optar por algum tratamento estético para prevenir estrias na gravidez.

E então, gostou deste texto? Se você conhece ou fez algum tratamento que deu certo, deixe um comentário no post e compartilhe, com a gente e com os demais leitores, a sua opinião e experiência!

Para continuar acompanhando as nossas publicações, siga a JC Brinquedos nas principais redes sociais. Estamos no FacebookInstagramTwitter e YouTube.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-