Já tentou de tudo? Calma! Veja aqui como tirar a mamadeira

4 minutos para ler

A hora da amamentação é um momento de muita conexão entre pais e filhos. É uma forma de relaxamento para a criança que, muitas vezes, tem o hábito de dormir no processo, mesmo quando já não são mais tão pequenos.

Para as crianças que fazem uso de mamadeira, pode ser dolorosa, tanto para ela quanto para os pais, a retirada dessa forma de alimento. Pode não ser uma mudança tão fácil ou tão rápida para a criança, mas é preciso que os pais sigam firmes com esse objetivo.

A introdução de uma alimentação mais diversificada e rica em diferentes nutrientes é muito importante para o bom desenvolvimento da criança, imunidade e prevenção de doenças. A alimentação sólida e a retirada da mamadeira devem acontecer após o primeiro ano de vida. Confira algumas dicas de como tirar a mamadeira sem estresse!

Programe-se para fazer refeições saudáveis

Sabemos que a mamadeira é uma forma muito prática de alimentar a criança, especialmente para quem tem uma rotina corrida. Mas, lembre-se que estamos falando de uma boa saúde para seus filhos.

Encontre tempo durante as suas horas de folga, para preparar refeições em que todos da casa podem sentar-se à mesa e comer os mesmos alimentos — ou grande parte deles — que a criança. Além disso, você pode reservar essa comida ou fazer alguma outra para deixar pronta para o dia seguinte.

Tire a mamadeira aos poucos

Faça esse processo ser gradual para a criança para evitar grandes e prolongados sofrimentos. Você pode introduzir um copo colorido de acrílico com alças e bico nas refeições e incentivar o uso dele.

Mostre que vocês também usam um copo e que a criança tem um especial para ela. Essa é uma forma de acostumar a deixar a sucção da mamadeira de lado sem muito drama e de forma mais lúdica.

Controle o dedinho na boca da criança

A sucção é natural nos bebês e continua sendo natural pelo período em que há como ele obter alimento dessa forma. Para suprir esse hábito da sucção, é comum que as crianças levem o dedo à boca.

Essa prática não deve ser vista como engraçada ou bonita pelos adultos, pois é uma forma de incentivar a criança a continuar chupando o dedo. É preciso tirá-lo da boca e associar esse ato como errado, pois está levando sujeira até a boca (a famosa “caca”!).

Estabeleça um tempo limite

Não adianta ficar intercalando a mamadeira com outras refeições no dia do filho e deixar que esse processo dure mais tempo que o suficiente para desapegar de vez do objeto! Estabeleça um prazo para tirar de vez o hábito da mamadeira. Pode ser, por exemplo, de um até três meses.

Resista e não ceda ao choro da criança

Ele vai chorar, vai gritar e vai ficar magoado naquele estado como se o choro não fosse parar. Mesmo que você tenha feito os passos acima, é importante que você não sinta culpa e não fique cedendo a cada choro. Essa transição é importante para a criança por fatores nutricionais e comportamentais. A paciência é sua melhor amiga nesse momento. É importante não ceder à birra.

A emotividade dos responsáveis pela criança é o fator que mais atrapalha. Aceitar que seu filho está em outra fase da vida é muito importante para se preparar para as novidades que virão. 

Aprender a lidar com algumas frustrações e mudanças faz parte do crescimento e da boa relação da criança consigo mesmo e com o mundo. Permita que isso aconteça, equilibrando razão e emoção para uma vida familiar saudável.

Gostou de saber como tirar a mamadeira? Recomendamos também se aprofundar mais sobre as fases da criança!

Posts relacionados

Deixe um comentário