Dentre os dilemas da criação dos filhos, saber como tirar o bico é um daqueles que fazem brotar milhares de argumentos e opiniões de todos os lados. A avó diz o que acha, a tia dá o exemplo de como foi com a prima, e a vizinha corre para explicar como foi sua experiência.
Do outro lado, os profissionais da saúde, dentistas, médicos, fonoaudiólogos e psicólogos, fazem com que os pais enxerguem esse processo com máxima urgência.
Mas, no meio desse turbilhão de opiniões e considerações, o choro da criança mostra que ela ainda precisa do bico. Será que é ela mesma que precisa ou seus pais?
Quer refletir um pouco sobre o uso do bico na infância e maneiras de tirá-lo sem estresse? Então, acompanhe este post.
Comece aos poucos
Não é uma boa ideia tirar o bico de uma só vez, principalmente das crianças que o pedem em vários momentos do dia e em situações diversas. Sumir com todos eles pode ser muito traumático! O ideal é ir retirando aos poucos, como na parte da manhã, ou impedir que a criança leve o bico para a escola.
Além disso, evitar o bico para acalmar choros e situações de conflito faz com que o pequeno comece a refletir sobre suas frustrações e sentimentos.
Proponha uma troca inteligente
Alguns momentos da infância favorecem a retirada do bico, como o do aprimoramento do desenvolvimento motor, que permite ao bebê manipular objetos e se distrair com eles. Nessa fase, trocar o bico por mordedores, por exemplo, pode ser uma boa opção, assim como brinquedos que estimulem seu desenvolvimento.
A introdução alimentar também é outra situação que pode ajudar. Pedaços grandes de fruta, que não ofereçam o risco de engasgo, podem ser uma troca inteligente para suprir a necessidade de sugar ou colocar algum objeto na boca.
Combine uma data final para que a criança largue o bico
Envolver a criança na escolha de um prazo final para largar o bico também pode ser uma boa ideia. Ela se comprometerá, se sentirá parte de um grande projeto, e isso marcará sua evolução.
Não use artimanhas para tornar a chupeta desagradável
Cortar um pedaço do plástico do bico ou “passar pimenta”, como se fazia no passado, não são práticas efetivas, e ainda podem traumatizar a criança. O primeiro caso pode ser ainda mais perigoso, pois abre uma brecha para que fungos e bactérias se alojem na região cortada.
Saiba como tirar o bico para a criança não sentir falta dele
Essa dica é para os pais. Em inglês, o bico pode ser chamado de “pacificador”, e é isso o que ele faz muitas vezes: acalma a criança e, por consequência, os responsáveis por seus cuidados.
Ao mudar essa rotina infantil, os pais também precisam buscar novas maneiras para acalmar, confortar e suprir as necessidades emocionais que o bico oferecia. E claro, não sucumbirem ao primeiro sinal de choro na hora do sono, por exemplo.
Essas são algumas dicas de como tirar o bico que mais surtem efeito, mas não se engane, cada criança reage a elas de forma diferente. Com carinho e muita atenção, é possível identificar qual será a abordagem mais adequada para seu filho.
Outra dica importante é ter em mente que essa conquista é necessária para a evolução da criança. Assim será mais fácil resistir às temidas pirraças e chantagens emocionais. Aliás, elas também estão presentes na hora de tirar a mamadeira, sabia?
Se você gostou destas dicas de como tirar o bico, vai curtir também saber como realizar esse processo com a mamadeira, não é mesmo? Então, leia agora um post repleto de estratégias para papais e mamães.