Como tornar o pai mais presente na criação dos filhos? Como tornar o pai mais presente na criação dos filhos?

Como tornar o pai mais presente na criação dos filhos?

3 minutos para ler

Ter a figura paterna mais presente torna a vida dos filhos mais rica em todos os aspectos, no entanto é comum vermos casos de falta de apoio do companheiro na criação das crianças. Entretanto, é preciso lembrar que nem todos os pais têm facilidade em entrar no mundo dos filhos. Mas por que isso acontece?

Como muitas vezes a mãe toma os cuidados das crianças para si, o pai pode se sentir deixado de lado e acabar se afastando, mas isso pode ser mudado através da inserção dele nas tarefas familiares, reforçando e estreitando cada vez mais os laços.

Confira algumas sugestões para ajudar o pai a se tornar mais presente na criação dos filhos:

Estimular os pontos em comum

Como o pai geralmente está mais distante do filho, é comum que um não conheça os gostos, afinidades e antipatias do outro, o que pode resultar em um choque sempre que exista qualquer tipo de tentativa de aproximação entre eles, até porquê eles provavelmente não saberão “falar a mesma língua”.

Embora o choque seja inevitável, isso pode ser amenizado se ambos se conhecerem mais, e a mãe pode fazer o papel de ponte entre eles, reforçando os pontos de união. Dessa forma a convivência será mais agradável e enriquecedora para ambos.

Dar um tempo para ficarem a sós

Pode ser difícil para a mãe separar-se dos filhos, principalmente quando ela tem pouco tempo livre e quer aproveitar esse tempo com a criança, mas acredite, é necessário.

Incentive o pai a ter programas a sós com os filhos, onde eles possam ter um tempo juntos e criar intimidade. Eles podem começar com coisas simples, como um almoço ou um filme, por exemplo, mas que, com certeza, serão momentos importantes e inesquecíveis.

Incentivar a interação entre os círculos sociais

A vida em família não precisa ser restrita ao lar. E os colegas de trabalho do pai? Os amiguinhos dos filhos? As experiências fora de casa? Isso tudo pode ser compartilhado entre pais e filhos.

A maioria das escolas costuma promover momentos de convivência entre as famílias, como festas, reuniões e comemorações escolares. Sempre convide e incentive o pai a participar dessas atividades.

Além disso, quando houver festinhas de aniversário, o pai pode e deve estar presente, e procurar também levar as crianças nos encontros com os coleguinhas. Que tal um passeio com todos no shopping, ou quem sabe assistir a um jogo de futebol? As crianças adorarão e os pais também.

Descobrir maneiras de brincarem juntos

Em tempos de tablet, computador e smartphone, o brincar parece um tanto ultrapassado, mas isso deve ser corrigido. Não existe nada mais importante para o desenvolvimento da criança do que simplesmente brincar.

Procure oferecer brincadeiras que podem ser feitas por toda a família, como jogos de tabuleiro, corridas, fantoches, ou o que sua imaginação mandar. Convide todos para participar!

Com paciência, amor e compreensão é possível tornar o pai mais presente na criação dos filhos. Agora aproveite para conhecer 4 dicas para aumentar a criatividade dos seus filhos de uma forma pra lá de divertida, e não se esqueça de já começar a envolver os pais — temos certeza de que eles adorarão! 

Posts relacionados

Deixe um comentário