Como usar canguru para carregar o bebê? Veja 3 melhores dicas

3 minutos para ler

Os cangurus ou slings, apesar de estarem em evidência na atualidade, são acessórios antigos que foram adaptados ao mundo moderno. Eles existem, aproximadamente, há meio milhão de anos, já que os primeiros seres humanos carregavam seus bebês junto ao corpo, utilizando peles de animais, plantas e cordões de couro.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, o material mudou, mas as intenções continuam as mesmas: faz com que o bebê fique mais próximo de você, ouça seus batimentos cardíacos, sinta sua respiração e os cheiros de seu corpo. Tudo isso faz com que ele se sinta seguro, aquecido e confortável, além de permitir que você possa fazer outras atividades, já que o canguru ou o sling deixam suas mãos livres.

Pensando nisso, trouxemos 3 dicas sobre como usar canguru para segurar seu bebê. Confira!

1. Escolha um tipo de canguru.

Existe uma infinidade de materiais, tamanhos e funcionalidades para os cangurus. Eles podem ser divididos em duas categorias: carregadores (carriers) ou embrulho (wrap ou sling). Os wraps são mais flexíveis e fáceis de carregar, já que se tratam de pedaços de tecido que você envolve ao redor do corpo e do seu bebê para criar um suporte. Contudo, bebês mais velhos podem achar esse tipo de canguru muito apertado ou restritivo.

Já os carriers são mais estruturados e até existem os modelos ergonômicos, que ajudam na postura do bebê. Não são tão confortáveis quanto os wraps, mas são mais fáceis de vestir e feitos especialmente para os bebês mais velhos — embora existam opções adaptadas para os recém-nascidos.

2. Coloque seu bebê na posição correta.

Após escolher e comprar um canguru para o seu bebê, é preciso ter atenção na postura da criança, para que ela não se machuque ou se sinta desconfortável. Existem várias formas de carregar seu bebê nos carriers ou wraps, desde posições verticais quanto horizontais.

Todavia, algumas precauções devem ser tomadas, como:

  • o queixo do bebê não pode tocar o peito dele;
  • o rosto não deve estar pressionado contra o corpo ou o tecido;
  • as costas do bebê devem estar bem apoiadas;
  • as pernas devem estar no formato M, quando o bebê for carregado na horizontal.

3.  Sustente o pescoço e a cabeça do bebê

Principalmente com os recém-nascidos, que ainda não têm força suficiente para sustentar sua cabeça, um suporte para ele e o pescoço é essencial. Portanto, antes dos quatro meses, é sugerido não carregar os bebês em uma posição frontal, com suas costas apoiadas no tórax da mãe ou do pai.

O ideal é carregá-los na posição vertical ou na horizontal, porém, com a barriga do bebê apoiada na barriga da mãe ou do pai, e sua cabeça aconchegada no tórax de quem carrega. O transporte traseiro, com o bebê nas costas do pai ou da mãe, não permite que se veja o que ocorre com o bebê. Dessa forma, esse tipo de transporte é recomendado com bebês mais velhos, por volta dos seis meses.

Agora que você já tem conhecimento sobre o que são e como usar cangurus, além de seus benefícios, que tal dar uma olhadinha em alguns modelos?

Posts relacionados

Deixe um comentário