Cores dos brinquedos e comportamento da criança: como se relacionam?

6 minutos para ler

O comportamento das crianças é conduzido por uma série de estímulos relacionados ao seu lugar de dormir, às suas atividades de aprendizado e às suas brincadeiras mais simples. As diversas cores têm papel importante nesse desenvolvimento, mas quando a criança lida com os brinquedos, como ocorre essa influência?

No mundo adulto, as cores induzem as pessoas sem que elas percebam. O vermelho, por exemplo, é comumente usado no marketing de empresas de fast-food para provocar nos consumidores um aumento do apetite e senso de urgência. No universo infantil, não é diferente, as cores dos brinquedos trazem sensações distintas a uma criança e podem influenciar seu comportamento.

A seguir, vamos explicar melhor como as cores intervêm no comportamento e caráter das crianças, além de como escolher os brinquedos corretos de acordo com a faixa etária. Boa leitura!

Como as cores dos brinquedos se relacionam ao comportamento das crianças?

A preferência ou recusa de determinadas cores ao longo da infância pode apontar algumas características da personalidade de uma criança. As cores também podem agitar ou acalmar os pequenos. Abaixo, veja como algumas cores em brinquedos estão relacionadas ao comportamento infantil.

Vermelho

Brinquedos vermelhos estimulam o dinamismo das crianças, a vontade de falar e se movimentar, principalmente quando são grandes ou diversos, como bolas e equipamentos infantis de construção.

O vermelho estimula o gasto de energia, e as crianças que têm preferência por essa cor se relevam bem ativas. Os adultos podem ficar atentos para usar brinquedos vermelhos e que estimulem à movimentação quando a criança se mostrar triste ou desanimada.

Azul

O azul transmite a sensação de sossego e equilíbrio. Brinquedos com essa cor podem ser usados para entreter a criança na hora de dormir e acalmá-las. No momento da soneca, vale a pena ter por perto bichos de pelúcia e bonecas de pano que trazem a cor azul-claro.

Em alguns casos, quando a criança demonstra preferência pelo azul em desenhos e pinturas, a sua personalidade se revela mais introvertida.

Amarelo

O amarelo está ligado à luz do dia. Trata-se de uma cor chamativa, que transmite as sensações de concentração e alegria. Brinquedos amarelos estimulam a atividade das crianças. Aquelas que demonstram preferência por essa cor revelam-se crianças mais espontâneas e sociáveis.

Rosa

O rosa é frequentemente associado às meninas, mas o interesse por essa cor não está ligado ao gênero. Meninos e meninas que demonstram interesse pela cor rosa revelam-se crianças mais criativas e imaginativas. Brinquedos com essa cor podem estimular a vontade de criar e sonhar.

Verde

Assim como o azul, a cor verde está ligada à calma e ao equilíbrio. Brinquedos verdes geralmente estão ligados, de alguma forma, à natureza, como um caminhão de brinquedo (caminhões são comuns em ambientes agrários), árvores, plantas e animais. Crianças que demonstram preferência pelo verde tendem a ser calmas e sensíveis.

Laranja

Da mesma forma que o amarelo, o laranja é uma cor quente e está ligada à vontade de se movimentar. Brinquedos como a Nerf Sharpfire podem ser usados pelos adultos para tirar a criança da cama e trazê-la para a diversão. Crianças que apresentam preferência pela cor laranja tendem a ser alegres e inquietas.

Como escolher os brinquedos de acordo com a idade?

As brincadeiras estão muito associadas ao aprendizado durante a infância. É por meio do universo lúdico que as crianças desenvolvem habilidades psicológicas e sociais fundamentais para a vida em sociedade.

Por isso, além de entender como as cores influenciam o comportamento das crianças, é importante fazer uma boa seleção dos brinquedos. Abaixo, veja algumas ideias legais de acordo algumas faixas etárias!

Até 1 ano de idade

Nos primeiros anos de vida, é preciso ter um cuidado maior com os brinquedos. É recomendado priorizar aqueles que não sejam tão pequenos para evitar o risco de sufocamento e com cores mais uniformes.

Alguns bons exemplos: bolas com texturas macias para serem agarradas, chocalhos, livrinhos de pano ou de borracha para brincar no banho, argolas empilháveis e brinquedos que emitem sons.

Entre 1 e 2 anos

Os brinquedos para essa faixa etária devem ajudar a criança a explorar os seus sentidos e estimular a curiosidade. Livros infantis que priorizem figuras com cores vivas (no lugar de textos), bichos de pelúcia de vários tecidos (tomar cuidado com tecidos e substâncias tóxicas), fotografias, instrumentos musicais infantis e Lego de madeira ou de plástico são ótimas opções.

Entre 2 e 3 anos

As crianças entre 2 e 3 anos aprendem muito explorando o mundo de maneira lúdica. Por isso, é tarefa dos responsáveis reunir brinquedos que facilitem esse aprendizado. Por exemplo, marionetes, contos curtos com bastante imagens, bonecos e miniversões de animais, dinossauros, frutas e legumes.

Entre 4 e 6 anos

Entre 4 e 6 anos, é importante fazer a criança trabalhar as capacidades de associação e criatividade. É nessa fase que ela vai criando certa autonomia para tomar decisões e enfrentar maiores desafios.

Alguns bons brinquedos e atividades para acompanhar e estimular esse desenvolvimento é o quebra-cabeças. Também é interessante permitir que a criança entre em contato com jogos mais complexos, como o xadrez e outros jogos de mesa, mesmo que de maneira leve. Da mesma forma, a encenação, pintura e jogos de construção são muito importantes nessa fase.

Entre 6 e 8 anos

As atividades e brinquedos recomendados para crianças de 6 a 8 anos garantem que elas gastem energia e continuem explorando o mundo. Estamos falando de patins, skate, videogames (com toda a moderação e controle necessários), jogos de caça ao tesouro e muito mais.

Vale ressaltar que é importante ter atenção às embalagens dos brinquedos, já que lá geralmente se encontram alguns cuidados que os responsáveis devem ter ao entregar o brinquedo à criança e a faixa etária recomendada.

Como acontece entre os adultos, as cores apresentam influência no comportamento das crianças, desde as cores dos cômodos e roupas às cores dos brinquedos. Portanto, cabe aos pais ter atenção na hora de comprar novos passatempos e reparar a reação dos pequenos, uma vez que a cores de preferência também podem revelar traços da personalidade da criança.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para continuar explorando o nosso blog para entender a importância do desenvolvimento emocional durante a infância.

Posts relacionados

Deixe um comentário