Com o desenvolvimento da tecnologia, em plena era dos smartphones, jovens e crianças vivem cada vez mais imersos no mundo virtual. Muitos brinquedos clássicos caíram no esquecimento devido aos celulares e versões eletrônicas de jogos de tabuleiro, as crianças não querem mais brincar com peças físicas.
Há alguns brinquedos clássicos, porém, que vivem na memória de quem curtiu os anos de infância com eles e que são atemporais, e divertem muitas famílias até hoje! Separamos alguns exemplos deles, quer saber quais? Continue conosco!
6 opções de Brinquedos Clássicos que existem ainda hoje:
1. Lego
As peças de Lego nada mais são do que blocos montáveis de plástico, que permitem infinitas combinações e existem várias séries com temas diferentes. Surgiu em uma empresa familiar na década de 1930, hoje em dia, a empresa é líder no segmento de brinquedos para crianças de 3 meses a 16 anos.
O Lego, além da diversão, possui outros atrativos, sendo muito utilizado na educação, pois estimula a concentração e criatividade, ensina a resolver problemas e desenvolve a noção espacial da criança. Veja aqui alguns modelos!
2. Banco Imobiliário
Banco imobiliário é um jogo de tabuleiro que consiste na compra e venda de bairros, hotéis, casas e empresas. É a tradução brasileira do Monopoly, um dos brinquedos clássicos mais famosos do mundo.
A primeira versão foi feita em toalha de mesa, e, hoje em dia, até conta com um sistema de cartões de crédito! Há mais de uma versão desse jogo tão memorável, que desenvolve raciocínio, estratégica e capacidade matemática, além de promover a interação da criança com outras pessoas — entre 2 a 6 jogadores.
Confira aqui toda a coleção de Jogos Banco Imobiliário!
3. Ferrorama
É constituído de uma pequena locomotiva a vapor ou elétrica que é acoplada a vagões, e uma pista montável. Dependendo da versão, há locomotivas e pistas maiores.
Este brinquedo clássico foi produzido pela Estrela, tendo muito sucesso na década de 1980. E, em 2010, foi feita uma nova série para os fãs das pequenas locomotivas. Atualmente, muitos fãs colecionam as edições mais antigas. A própria montagem do ferrorama pode ser uma atividade divertida e familiar.
4. Detetive
O tabuleiro consiste em uma mansão, com vários cômodos e objetos, onde o jogador precisa investigar e descobrir qual dos seis suspeitos está envolvido em um assassinato, que arma ele utilizou e em qual dos nove cômodos aconteceu o crime.
Existem novas versões com variações nos nomes e quantidade de suspeitos, armas, aposentos e ambiente onde ele se passa, mas o objetivo permanece o mesmo.
Esse é um dos brinquedos clássicos que desenvolvem a tomada de atitudes, estratégia, capacidade de dedução e memória das crianças. Feito para atender de 2 a 6 pessoas, a versão original chegou até a inspirar um filme!
Confira aqui todas as variações do Jogo Detetive!
5. Cai não cai
É constituído de um recipiente cilíndrico que se encaixa em uma base com diversos furos na lateral, nesses furos devem ser colocadas as varetas em uma ordem aleatória. Por cima das varetas são jogadas várias bolinhas de gude, que ficam presas nas varetas. Cada rodada um jogador tira uma vareta.
O objetivo do jogo é tirar as varetas deixando o mínimo de bolinhas cair, quem tiver derrubado o menor número de bolinhas, vence.
Foi lançado pela primeira vez no Brasil em 1976, e pode ser jogado por 2 ou mais pessoas. Apesar de simples, fez muito sucesso e ainda é muito procurado, sendo um dos brinquedos clássicos mais famosos. Principalmente por estimular a coordenação motora das crianças e dos demais jogadores.
6. Pinote
Pinote vem com o burrinho, uma sela e 11 objetos de carga (cantil, corda etc.). É um jogo para 2 pessoas ou mais, onde o objetivo é colocar a carga na sela do burrinho sem que ele dê o pinote. Quem fizer o burrinho saltar, perde, e o vencedor é o jogador que ficar até todos os outros serem desclassificados.
Fez sucesso entre as crianças nos anos 80 e continua divertindo todas as gerações. O jogo promove a interação entre os jogadores. Veja o produto aqui!
Gostou de saber mais sobre esses 6 brinquedos clássicos e atemporais? Que tal mais notícias e dicas para o momento de diversão em família?
Então assine a nossa newsletter e tenha nossas últimas publicações antes de qualquer um!