Conheça a origem do Dia das Crianças

4 minutos para ler

O ano vai acabando, mas antes de chegar nas comemorações finais de dezembro existe uma data marcante, que é bem importante, no mês de outubro, principalmente para a criançada. É o Dia das Crianças, comemorado no dia 12. Mas você sabe qual a origem do Dia das Crianças?

Será que no mundo inteiro é usado o mesmo dia? E por que existe a cultura de sempre presentear os pequenos? São essas respostas que você terá a seguir.

Como a data foi escolhida no Brasil?

Você sabia que no dia 12 de outubro apenas o Brasil comemora o Dia das Crianças? Pois é, a data tem uma origem quase centenária aqui no país, e olha que ela passou muito tempo apenas no papel.

A ideia original partiu de Galdino do Valle Filho, deputado federal pelo Rio de Janeiro. A data foi instituída pelo Decreto 4.867, do dia 5 de novembro de 1924, pelo então presidente Arthur Bernardes. Apesar disso, não houve apelo pela iniciativa.

Em 1940, o então presidente Getúlio Vargas decidiu que o Dia da Criança seria comemorado sempre no dia 25 de março. E, mesmo assim, a comemoração ficou no esquecimento.

Só em 1955 (data não oficial), quando a marca de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson fizeram uma campanha em conjunto, chamada “Semana do Bebê Robusto”, é que o dia 12 de outubro foi lembrado.

A ideia era aumentar as vendas dos produtos infantis das marcas. O sucesso foi tão grande que toda a indústria voltada para o segmento infantil arregalou os olhos e passou a adotar a data anualmente.

Como surgiu a tradição dos presentes no Dia das Crianças?

A campanha do “bebê robusto” foi marcante para vários setores. Eles perceberam que a data comemorativa poderia ser uma grande chance de incentivar os pais a comprarem presentes e brinquedos para os seus filhos.

Ou seja, o Dia das Crianças como data específica para presentear os pequenos foi imposta pela própria indústria e pelo comércio. As marcas perceberam que essa era a oportunidade de fazer um forte ataque de marketing, tanto é que essa tradição dura até hoje.

Em quais datas os outros países comemoram o Dia das Crianças?

Ao redor do mundo existem muitas datas diferentes que marcam as comemorações do Dia das Crianças. A própria ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, uma homenagem para a data que marca a criação da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Alguns países, como Índia, Canadá, Croácia, Egito, França, Finlândia, entre outros, adotaram o 20 de novembro. Mas a data mais usada ao redor do mundo para essa comemoração é 1.º de junho, que marcou a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, que aconteceu em Genebra, em 1925. Exemplo disso são China, Equador, Ucrânia, Portugal e Polônia, para citar apenas alguns dos principais.

Outros países sul-americanos, como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, usam datas do mês de agosto. Irlanda, Nova Zelândia e Tunísia elegeram a sua data em março. Enfim, independentemente da data usada para marcar o Dia das Crianças, o importante é ter esse dia para presentear e mostrar o quanto o cuidado com os pequenos é essencial.

Gostou de conhecer mais sobre a origem do Dia das Crianças? Então, deixe aqui o seu comentário. Dúvidas e sugestões são importantes para podermos continuar produzindo materiais de qualidade para você. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário