Conheça agora 3 dicas imperdíveis de artesanato DIY

4 minutos para ler

O artesanato DIY, conhecido como “faça você mesmo”, tem ganhado cada vez mais popularidade. Basicamente, ele incentiva a criação de diversos produtos, como brinquedos, móveis, acessórios, decorações e vários outros objetos úteis para a casa.

Esse movimento se popularizou nos Estados Unidos nos anos 1950, época em que as pessoas buscavam maneiras de reformar suas casas gastando pouco. Além disso, ele também foi associado às ideias anticonsumistas e de preservação ambiental, afinal, o objetivo era que todos pudessem produzir o que consumissem.

O artesanato DIY também é muito benéfico para as crianças e pode ser uma diversão incrível para o período de férias. Confira três dicas para colocar em prática e se inspirar!

Artesanato DIY como atividade para as crianças nas férias

Atualmente, assistir televisão ou jogar videogames faz parte da rotina das crianças durante as férias escolares. Para mudar esse cenário, fazer atividades de artesanato é uma ótima maneira de estimular a criatividade e a imaginação, além de reforçar o laço familiar. Veja algumas opções.

1. Animais de tubo de papelão

O artesanato DIY se baseia nos princípios de reciclagem. Sabe aqueles rolos de papelão que ficam dentro do papel higiênico? Nada de jogá-los fora — eles podem virar animais superdivertidos. Com esse material, dá para fazer diversos animais, como cachorros, gatos, elefantes, porquinhos, corujas, entre muitos outros.

A base do corpo é sempre a mesma.

  • Comece dobrando uma das extremidades do rolo, posicionando uma aba sobre a outra.
  • Amasse as pontas para modelar as “orelhinhas”.
  • Depois, use tinta de artesanato para pintar o rolo de acordo com a cor do animal.

Os outros detalhes ficam ao seu critério e imaginação da criança. Use papéis coloridos, como cartão ou cartolina, e recorte as partes do corpo. Para um cachorro, por exemplo, recorte os olhos, o nariz, a língua e as patas e cole no rolinho decorando-o. Dá para fazer até a coleira!

2. Avião de madeira

Para fazer esse brinquedo de madeira, você precisará de canetas coloridas, 3 palitos de picolé, 1 grampo de roupa e cola branca.

Para começar:

  • Ajude a criança a colorir as partes do avião (o grampo de roupa e os palitos).
  • Depois de secos, passe cola no centro de dois dos palitos e cole-os perto da ponta do grampo de roupa, um em cada lado, de preferência na parte em que o grampo fecha.
  • Segure para garantir a fixação da peça.
  • Divida o palito que sobrou em dois pedaços de mesmo tamanho e cole um deles na ponta contrária das asas.
  • Na outra metade, você pode colar uma miçanga redonda no centro e afixar na parte da frente do avião para ser a hélice.

3. Foguetes divertidos

Para esse artesanato DIY você precisará de tubos de papelão em tamanho médio, preferencialmente brancos, tintas coloridas, cartolina, papel seda, pincel, cola e tesoura.

  • Comece deixando os pequenos decorarem o tubo de papelão.
  • Use a cartolina para fazer a parte de cima do foguete.
  • Corte uma peça como se fosse um triângulo, mas com a base arredondada.
  • Em seguida, corte a ponta de cima.
  • Para finalizar, cole uma extremidade na outra, como se fosse um chapéu, e fixe em uma das extremidades do foguete.
  • O papel seda deverá ser colado na outra extremidade, dentro do tubo, para representar a explosão.

Pronto! Agora é só deixar a criançada se divertir com o novo brinquedo.

Importância de realizar atividades manuais com as crianças

Estimular atividades manuais como o artesanato DIY é muito benéfico para a criança, pois os atos de colar, desenhar e pintar desenvolvem capacidades importantes. Na verdade, as artes manuais proporcionam muitos benefícios, entre os quais:

Brincadeiras com artes manuais e artesanato DIY são ótimas atividades para fazer em família e ensinar a criança a trabalhar em equipe, ser criativa e explorar sua imaginação. Além disso, essas práticas distraem as crianças e ainda ensinam diferentes habilidades.

Gostou dessas dicas de artesanato DIY? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma das nossas atualizações!

Até o próximo post!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-