Durante o pré-natal, um dos acompanhamentos que devem ser feitos é o do calendário de vacinas para gestantes. A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de proteger você e o seu bebê de doenças que podem causar malformações e até levar ao óbito.
No entanto, é preciso sempre conversar com o seu médico de confiança, pois algumas vacinas não podem ser tomadas durante a gestação e ainda existem casos especiais, como aquelas que devem ser aplicadas pós-parto para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Confira quais são as principais doses que precisam estar em dia no seu calendário de vacinação.
Tríplice bacteriana
Também conhecida como dTpa, a tríplice bacteriana protege tanto você quanto o seu filho da difteria, coqueluche e tétano. Essas doenças podem ser contraídas durante o parto, em razão da incisão e de instrumentos utilizados no cordão umbilical, ou em pequenos cortes do dia a dia.
Segundo indicações médicas, é aconselhável tomá-la entre a 27º e 36º semana de gestação.
Hepatite B
Para manter o calendário de vacinas para gestantes em dia, é fundamental tomar as três doses contra a hepatite B, que deve ser aplicada a partir do segundo trimestre de gestação. Caso a grávida tenha essa doença e a transmita para o feto, há chances de ele apresentar câncer hepático e cirrose hepática na vida adulta.
Influenza
A vacina para influenza protege contra a gripe, pneumonia e doenças causadas pela baixa do sistema imunológico que podem aumentar o risco de nascimento prematuro. A dose pode ser tomada em qualquer momento durante o período gestacional.
Febre amarela
O calendário de vacinas para gestantes também tem algumas ditas como especiais. A febre amarela, por exemplo, normalmente não é recomendada para gestantes.
No entanto, em situações de risco, como surtos da doença ou necessidade de visitar locais com casos dessa infecção, ela deve ser administrada em grávidas. Porém, não é indicada em mães que amamentam até que o bebê complete seis meses de idade, caso contrário, a amamentação deve ser suspensa por dez dias.
Meningocócica B
Vacina aplicada para proteção contra meningites e infecções generalizadas que são causadas pela bactéria meningococo B. Ela também está entre os casos especiais do calendário de vacinas da gestante, pois somente é administrada em regiões que estejam passando por epidemias.
O mesmo vale para as vacinas de hepatite A e hepatite A e B, meningocócica conjugada e pneumocócicas.
Além disso, é importante se informar sobre as vacinas que são proibidas durante o período gestacional, trata-se de HPV, varicela e Tríplice Viral, porque há o risco de o feto contrair a doença à qual você está se imunizando, considerando que esse meio de proteção é feito com micro-organismos enfraquecidos. Então, somente podem ser aplicadas após o parto.
Para manter o calendário de vacinas para gestantes em dia e não correr o risco de adoecer e afetar o seu bebê, é imprescindível manter todos os seus exames em dia, bem como o acompanhamento do pré-natal com um médico de confiança.
Para entender mais sobre essa imunização, confira a importância da vacinação para a prevenção de doenças e como esse processo ocorre.