Como lidar com uma criança hiperativa?

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A hiperatividade é um transtorno da infância que afeta a família como um todo. Conviver com uma criança hiperativa e educá-la é um desafio para os adultos e, sem compreensão do que é essa condição e sem apoio para lidar com ela, mesmo os pais mais dedicados podem perder o controle e a paz dentro de casa.

A hiperatividade na maioria dos casos, é um dos aspectos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas também pode se apresentar sozinha. Na criança, ela é caracterizada por um excesso de comportamentos físicos e por impulsividade, que resultam em uma movimentação muito maior do que aquela demonstrada por outras crianças e na frequente realização de atos por impulso, sem pensar.

O diagnóstico de hiperatividade deve ser feito por um profissional a partir da observação de características e comportamentos da criança. A partir daí, cabe aos pais entender a condição do filho e aprender a lidar com a situação. Para ajudar, reunimos abaixo algumas dicas que podem melhorar a qualidade de vida da criança e o cotidiano de toda a família. Confira!

Crie rotinas

Para lidar com uma criança com hiperatividade, é importante manter uma rotina bem estruturada e ensinar ferramentas para que ela desenvolva a autorregulação. Para isso, crie uma agenda de atividades e regras de comportamento, e mantenha tudo em um local de fácil acesso, reforçando constantemente a necessidade de seguir o que foi combinado.

Ensine relaxamento

Aprenda e ensine para seu filho formas de relaxamento, para utilizar em momentos de muita agitação ou na hora de ir para a cama. Técnicas de respiração, de meditação e de massagem podem ser muito úteis para tranquilizar a criança hiperativa.

Direcione as brincadeiras

Uma criança com hiperatividade, está em constante movimento buscando distrações. Por isso, é importante ajudar seu filho a encontrar brincadeiras interessantes e com maior potencial de segurar sua atenção. Brinquedos educativos próprios para a idade são uma boa opção, pois poderão atrair a atenção da criança por mais tempo.

Adote um animal de estimação

O contato com animais de estimação traz muitos benefícios para crianças com hiperatividade. Além de terem um companheiro para brincar por horas, a convivência com o pet acalma, contribui para aumentar a autoestima e controlar o estresse e a ansiedade.

Investigue outras doenças

A hiperatividade e o TDAH podem estar associados a outros distúrbios, como ansiedade, depressão ou dislexia, que vão dificultar ainda mais o dia a dia da criança. Em vista disso, é importante investigar outros problemas que podem estar afetando o pequeno para tratá-lo de forma completa.

Evite repreender em excesso

Não reaja à hiperatividade do filho com broncas em excesso. Perder a paciência com frequência e repreender o seu comportamento o tempo todo são reações que podem afetar ainda mais a autoestima da criança e piorar outros quadros que ela pode apresentar, como depressão.

A hiperatividade é um distúrbio que não tem cura, mas, com algumas dessas dicas, o bem-estar da criança hiperativa e a vida em família podem melhorar. Além dessas sugestões, é essencial que os pais tenham paciência ao lidar com essa questão e tenham sempre acompanhamento profissional.

Gostou das dicas ou quer compartilhar suas experiências? Deixe seu comentário logo abaixo e participe da conversa.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

14 thoughts on “Como lidar com uma criança hiperativa?

  1. Tenho um sobrinho de 6 anos ele aparenta ser hiperativo,nem na escola a professora aguenta ele,ela só apronta nao tem medo de nada sabe nem na diretoria ele tem medo e faz o terror ate com a diretora minha irma ja nao sabe o que faze

    1. Olá, Thaina
      Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência em relação a uma possível hiperatividade (como você informou na mensagem), mas antes de tomar qualquer medida, tente levar a criança em um médico especialista, ou talvez fazer uma técnica de relaxamento para ficar mais próxima da criança, isso pode ajudar.
      Mas fique a vontade para continuar este assunto aqui em nosso Blog, e tirar outras dúvidas com pais ou mães que tem filhos na mesma situação.
      Att,
      Equipe JC Kids!

  2. Meu filho tem onze anos eu estou enfrentando muitos problemas, como stress, ansiedade,comportamento, entre outros. No momento estou pensando em levar ele no especialista

    1. Olá, Regenir
      Antes de tudo, tentar entender e conversar com o seu filho talvez seja uma grande ajuda, para um resultado futuro. Mas levar a criança em algum médico especialista que saiba, avaliar, conversar e entender melhor o que de fato a criança está passando é uma boa opção também, pois as vezes estamos tratando a criança/bebê da forma errada ao que realmente ele está sentindo.
      Mas de qualquer forma, desejamos sorte e que seu filho cresça saudável e com muita energia!

      Att,
      Equipe JC Kids!

  3. boa tarde. meu filho chama _ Enzo tem 3 anos 10 meses ele nao para. alguns sintomas frequentes são. sempre pulando caindo fala muito alto .na rua sempre pulando subindo nas grades casas .da hora que acorda ele não para .Minha preocupação é que minha esposa e muito mas muito tranquila .mas já não aguenta mais . peço sua ajuda . obrigado

    1. Olá, Bianca. Boa tarde!
      Crianças Hiperativas podem apresentar diversos comportamentos e diferentes características. Mas tentar falar com a criança, entendê-la ou até mesmo estimular novas brincadeiras que o deixem mais relaxado ajude, como por exemplo, fazer uma massagem antes de dormir na criança, geralmente com cremes indicados propriamente para a pele do bebê, isso talvez possa acalmá-lo. Mas se você notar que os comportamentos forem agravando, leve a criança em um médico especialista, eles sabem como lidar melhor com a situação.
      Obrigada por dividir a sua experiência conosco, e esperamos que vocês (Pais) e seu filho fiquem bem e cresçam saudável como família!

      Att,
      Equipe JC Kids!

    1. Olá, Maria José
      A hiperatividade é um assunto complexo e que exige as vezes dos pais ou cuidadores da criança, muita atenção e nem sempre sabem lidar da forma correta ne?! Mas levar a criança em um especialista é uma boa ideia, pois o especialista consegue de uma forma mais técnica compreender a criança, conversar com ela e assim ajudar os pais a aprender a entender melhor a criança.
      Obrigada por compartilhar conosco sua situação, as vezes outros pais podem também te ajudar em relação a este tema, aqui nos comentários.
      Att,
      Equipe JC Kids.

    1. Olá,Veronica
      Bom dia, neste caso mais específico que a criança já faz tratamento aconselhamos você, a tirar suas dúvidas relativas ao assunto com o profissional especialista que trata ele, pois cada caso é um caso e cada criança tem um nível diferente de hiperatividade e as vezes os tratamentos mudam. Mas tente realizar atividades que ele goste, que o deixe mais relaxado ou tranquilo.
      Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência, pois outros pais que lerem esta matéria talvez possam te ajudar, com vivências que eles próprios já tiveram.
      Att,
      Equipe JC Kids.

  4. Boa noite
    Meu nome é Edivania
    Tenho dois filhos
    Um de 14 e o outro de 4 anos
    Esse de 4 anos ele faz acompanhamento por ter tido hepelipsia
    Já faz 4 anos q não tem
    Ele toma fernababital
    Um outro neuro pediatra diagnosticou q ele é hiperativo
    Pois ele não para consegue cansa quem toma conta dele e quem estar perto
    Gostaria de saber se dá idade dele não pode usar uma medição q possa acalmar mais
    O médico disse que só quando ele tiver 6 anos

    1. Olá, Edivania
      O nosso blog tem como intuito passar informações sobre diversos assuntos do mundo infantil, que possam ajudar os papais e futuros papais. Mas quanto ao seu caso aconselho a senhora procurar um especialista novamente antes de tomar qualquer medida, ou talvez fazer uma técnica de relaxamento para ficar mais próxima da criança, isso pode ajudar.

      Att,
      Equipe JC Kids.

Deixe um comentário