É na infância em que ocorre boa parte do desenvolvimento físico e cognitivo dos seres humanos. Existem muitas fases diferentes, nas quais se formam as mais diversas partes do corpo e também as habilidades, chegando, então, à formação total do indivíduo. No campo da visão, especificamente, é importante estimular essa área em crianças de 3 a 5 anos.
Os hábitos desenvolvidos nesta fase podem impactar diretamente na saúde ocular, ocasionando problemas como miopia ou astigmatismo. Além disso, é possível fortalecer a musculatura dos olhos, para que ambos trabalhem juntos, o que é fundamental para a leitura e a escrita.
Interessante, não é? Para saber mais curiosidades como essas e também aprender a estimular a visão de crianças de 3 a 5 anos, continue acompanhando este post!
Brincar em balanços e redes
O tipo de movimento ocasionado por balanços e redes é excelente para estimular a visão das crianças. Isso, porque eles geram movimentos oculares e também desenvolvem o equilíbrio.
Como estamos falando de crianças de 3 a 5 anos, é importante tomar os cuidados necessários para que a brincadeira não fique perigosa. No caso das mais novas, o ideal é realizar a atividade com a criança no seu colo, assim os riscos de quedas são menores.
Com o tempo, você pode incrementar a atividade, acrescentando uma bola. A criança deve jogar o objeto, enquanto está se balançando. Assim, as habilidades de foco e fixação visual também serão trabalhadas.
Fazer sunning
Talvez você nunca tenha ouvido falar em sunning, mas essa técnica, também conhecida como ensolar, é muito boa para estimular a visão das crianças. Inclusive, ela pode ser feita com os bebês, para que desde pequenos aprendam a gostar do sol.
Ele é bastante simples de fazer e consiste em banhar os olhos fechados com a luz solar. Então, a criança deve ficar exposta por alguns minutos ao sol, de frente para ele, movimentando a cabeça bem devagar, para ambos os lados. O exercício proporciona a contração e dilatação da pupila, como uma espécie de musculação para os olhos, que os deixam menos sensíveis à luz solar, o que é bastante útil em longo prazo.
Desenvolver o hábito da leitura
Se você está pensando que crianças de 3 a 5 anos ainda não sabem ler, não acredite que isso é um empecilho para desenvolver o hábito. Pelo contrário, é nessa fase que os adultos devem apresentar os livros para os pequenos, para que eles peguem gosto pelo universo da leitura.
Neste momento, se o objetivo é estimular a visão das crianças, o importante é escolher exemplares que tenham muitas figuras. Então, com o pequeno no colo, proceder a leitura e mostrar os desenhos, para que ele possa relacionar as duas coisas e desenvolver a memória visual.
Montar quebra-cabeças
Os quebra-cabeças são jogos educativos muito importantes para o nosso desenvolvimento. Além de serem ótimos para a melhoria do raciocínio e da capacidade lógica, eles também podem ser bastante úteis para estimular a visão, já que é necessário atentar aos detalhes.
Ainda, é uma boa forma de trabalhar a coordenação motora e visual, pois os pequenos devem conseguir perceber como a parte forma o todo e, o todo, é composto de uma série de pequenas partes. Então, escolha o quebra-cabeça ideal para crianças de 3 a 5 anos e aproveite a brincadeira para vivenciar momentos incríveis em família.
Pintar
Trabalhar com cores é uma excelente maneira de estimular as crianças. Os bebês a partir de 2 meses já conseguem enxergar os tons. Nesta fase, as que mais chamam atenção dos pequenos são as cores primárias. Mas, logo após esse período, eles já começam a diferenciar outras tonalidades.
Por isso, pintar é uma atividade fundamental para estimular a visão das crianças. Embora existam vários materiais, como lápis de cor e giz de cera, a nossa recomendação é que sejam ofertadas tintas laváveis e atóxicas (como a guache) para que possam brincar e desenhar. Assim, além das cores, elas poderão ter a experiência tátil de sentir a textura diferente e o toque molhado do material.
Você sabia que esses estímulos sensoriais também aguçam outros sentidos e acabam, indiretamente, contribuindo para o desenvolvimento da visão das crianças? Entre também na brincadeira!
Fazer atividades que possibilitem olhar longe
Já falamos sobre como estimular a fixação visual, como enxergar as partes do todo, como conhecer e diferenciar as cores. Agora, vamos apresentar algumas maneiras de desenvolver o olhar ao longe, para que as crianças consigam enxergar bem a longa distância.
Nesse caso, algumas brincadeiras são muito indicadas, como empinar pipa e jogar frisbee para o cachorro pegar. Sempre que possível, também estimule os pequenos a identificar desenhos nas nuvens, enxergar peixes nos rios ou passarinhos voando pelo céu.
Brincar ao ar livre
A miopia é um problema que só aumenta. Por isso, é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença do século. Os oftalmologistas indicam que o excesso de uso de computadores, videogames, televisão e celulares contribuem para o agravamento da situação.
Então, a melhor estratégia que você pode utilizar para estimular a visão de crianças de 3 a 5 anos é fazê-las brincar ao ar livre. Jogar bola, pedalar, pega-pega, natação, entre outros. Todas estas são excelentes opções para diverti-las e, ao mesmo tempo, desenvolver as suas habilidades.
Além disso, jogos desse tipo costumam ser apropriados para grupos, o que estimula também a sociabilidade das crianças, já que precisam interagir com os amiguinhos. Lembre-se de supervisionar essas atividades, já que podem oferecer risco para os mais novos.
Percebeu como é importante estimular a visão das crianças de 3 a 5 anos? Além da genética, atitudes e hábitos podem influenciar na saúde ocular dos pequenos. Portanto, lembre-se sempre de fazer com que os seus filhos adotem essas boas maneiras, para que não sofram com problemas de visão no futuro, como miopia e astigmatismo.
Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais, para que outras mães e pais também possam adotar estes hábitos e estimular a visão dos pequenos, contribuindo para a saúde ocular deles.