Colocar as crianças no banho é uma tarefa desesperadora para muitas famílias. Em alguns casos, os pequenos relutam a ponto de gritarem, espernearem, e fazem muita birra na hora de tomar banho.
Mas, por mais difícil que seja esse momento, todos sabemos que não dá para abrir mão do banho, não é verdade? Portanto, se o seu filho não faz parte do seleto grupo de crianças que amam o chuveiro (ou a banheira), continue lendo este texto e saiba o que fazer para não passar mais sufoco!
Como entreter as crianças no banho?
A seguir, daremos algumas dicas simples que você pode testar e adaptar de acordo com as características dos seus filhos. Vamos lá!
Faça brincadeiras com espuma
Se tem algo que promete convencer a criançada a tomar banho é brincar com espuma. Afinal, é uma brincadeira que elas não podem fazer em outro momento. Portanto, use isso como argumento para convencê-las.
É uma diversão que cabe tanto em banheiras quanto em chuveiros, desde que você tenha um produto capaz de fazer bastante espuma. Apenas tome cuidado com os shampoos e os sabonetes que vai utilizar. O ideal é optar pelos infantis, que não causam irritação nos olhos e na pele.
Ainda assim, preste muita atenção para que a espuma não caia nos olhos dos seus filhos, pois pode machucá-los e, com isso, afastá-los ainda mais do banho.
Cante no chuveiro
Hábito bastante comum para adultos, cantar no chuveiro também pode ser muito divertido para as crianças, especialmente se você escolher as músicas preferidas delas.
Pode ser Peppa Pig, a trilha sonora dos filmes da Disney, a Galinha Pintadinha ou qualquer outra canção. Seja qual for, uma coisa é certa: seus filhos vão amar cantar com você enquanto tomam banho. Aproveite esses momentos!
Faça desenhos no box
Outra forma de distrair as crianças no banho é fazendo desenhos no box. Como ele fica embaçado por causa do vapor do chuveiro quente, é só deixar a criatividade fluir e transformá-lo em um verdadeiro quadro ou em uma folha de papel em branco.
Você também pode aproveitar esses momentos para ensinar as crianças. Fora os desenhos, vale escrever letras e números e até tentar formar palavras. Essa atividade, além de distrair a criança do banho, também funciona como uma forma de aprendizado e até de desenvolver habilidades como a coordenação motora.
Ofereça brinquedos
Por fim, oferecer brinquedos nunca falha! Escolha aqueles que podem ser utilizados na água, como bonecos de plástico, patinhos de banheira ou até mesmo livros feitos para o banho, que podem ser de pano ou material plástico.
Além de permitir que seu filho leve o brinquedo favorito para o banho, que tal ter um especialmente para utilizar nessa ocasião? É um motivo extra para que o pequeno não corra do chuveiro!
A partir de quando elas podem tomar banho sozinhas?
Além de saber como lidar com as crianças no banho, outra dúvida que muitos pais têm é a partir de que idade deixar os filhos tomarem banho sozinhos.
O ideal é que a partir dos 5 ou 6 anos os pais já comecem a ensinar os pequenos a fazerem sua própria higiene. É fundamental explicar a importância do banho e como a criança deve se lavar.
Depois, aos 7 anos, você já pode deixar seu filho sozinho nessa hora. Nos primeiros dias, é importante que você fique por perto, acompanhando a criança, e também que verifique ao fim do processo se ela fez tudo certinho.
Agora que você já sabe que é possível tornar esse momento mais tranquilo, incorpore essas práticas no seu dia a dia. Assim, lidar com crianças no banho não será motivo de estresse, nem para os pais e nem para os pequenos.
Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes diretamente em seu e-mail.