Descubra o que é futebol de botão e como jogar com seus filhos

4 minutos para ler

O futebol de botão é um jogo popular no Brasil e que sempre ganha novos admiradores a cada geração. Ele é um simulado de uma partida de futebol, reproduzido com uma mesa lisa de madeira (com a cor verde do gramado e as indicações encontradas em um campo de futebol tradicional) e jogadores de dois times diferentes no formato de botões de acrílico.

A paleta que funciona para movimentar os jogadores em campo também é de acrílico, enquanto a bola e as barras do jogo são compostas basicamente de plástico. Há três modalidades de jogo de botão, e em todas o objetivo é ganhar a partida marcando o máximo de gols na barra do adversário.

Embora tenha o mesmo objetivo do futebol de campo, quem vai jogar futebol de botão precisa entender regras um pouco diferentes. Para conhecer mais sobre esse jogo, inclusive onde comprá-lo de maneira fácil, continue a leitura deste conteúdo!

Quais são as regras?

Quando o futebol de botão foi regulado, em 1988, pelo Conselho Nacional de Desportivos, também passou a ser reconhecido como “Futebol de Mesa” e entrou oficialmente para o rol de modalidades desportivas de salão praticadas no país, ao lado de jogos como bilhar e xadrez.

Na prática, esse reconhecimento exigiu a definição de modalidades para o futebol de salão. O único detalhe em que as modalidades se diferenciam é o número de toques na bola que cada jogador pode dar:

  • baiana: 1 toque (dois toques apenas na vez de quem iniciar o jogo);
  • carioca: 3 toques (o chute para o gol só é permitido depois de um passe);
  • paulista: 12 toques (três toques por botão).

A regra diz que cada partida deve durar 20 minutos, tempo que é dividido em duas fases de 10 minutos. Na passagem de uma fase para outra, os jogadores podem fazer um breve intervalo de 5 a 10 minutos. Na hora de chutar a bola para o gol, o jogador deve avisar ao seu adversário para que ele posicione o goleiro e tente impedir a marcação do ponto.

Outro detalhe importante: se o botão não alcançar a bola e o jogador já tiver alcançado o número limite de toques, a posse de bola passa automaticamente para o adversário. Situações que geram penalidade máxima: pegar a bola com mão ou outra parte do corpo e soprar a bola para alterar sua trajetória para o gol. Nesses casos, o jogador infringido tem direito a um chute livre direto para o gol.

Futebol de botão é para crianças?

Apesar das regrinhas, o futebol de botão é um jogo envolvente e perfeito para jogar com as crianças. Por isso, também pode ser uma atividade em família. Para marcar gols e se defender dos chutes do adversário, o jogador precisa de muita atenção e raciocínio lógico, duas habilidades que devem ser estimulas desde cedo.

As movimentações que os jogadores precisam fazer ao redor da mesa também tornam as partidas mais animadas. Tudo isso faz o futebol de botão uma ótima brincadeira para fazer dentro de casa.

Onde comprar o jogo?

Gostou de saber como funciona o futebol de botão? Que tal encontrar um ótimo lugar para levar o seu para casa? A JC Kids é referência quando se fala em brinquedos e brincadeiras que, ao mesmo tempo, são alternativas ao uso excessivo de tecnologia por parte das crianças e estimulam a interação de toda família.

Veja os melhores kit’s de futebol de botão e se divirta com seus filhos. Construir esses momentos é uma ótima maneira de passar mais tempo com as crianças e fortalecer os laços de carinho!

Se você procura mais jogos para se divertir junto com os pequenos, confira o catálogo da JC Kids cheio de opções!

Posts relacionados

Deixe um comentário