Descubra qual é o brinquedo educativo ideal para cada fase do bebê

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A tarefa de escolher o brinquedo adequado para a idade das crianças está se tornando a cada dia mais desafiante. A quase infinita variedade disponível no mercado acaba causando ainda mais confusão em sua cabeça, não é mesmo?

Powered by Rock Convert

Por exemplo, é muito comum que, na ansiedade de comprar algo para colaborar com o desenvolvimento do filho, a mãe ou o pai comprem um brinquedo educativo que não é adequado para a idade/fase dele.

No post de hoje, saiba mais sobre os brinquedos adequados para cada faixa etária e como a escolha correta tem um impacto positivo no desenvolvimento das crianças!

De 0 a 5 meses

Esse é um período em que a evolução das funções sensoriais dos bebês está a todo vapor. Sendo assim, estimular esse processo é um fator crucial para o bom desenvolvimento.

Peças coloridas e sonoras estimulam a audição e a visão. Por isso, são ótimas escolhas nesse estágio. O desenvolvimento motor será mais visado em idades mais avançadas, mas já pode ser estimulado por meio dos mordedores. Outra escolha que os baixinhos normalmente adoram são as bolinhas para apertar. 

De 6 meses a 1 ano

Durante esse período, as crianças já começam a se sentar e a usam as mãos para a percepção dos brinquedos. As peças coloridas e sonoras, apesar de ainda serem recomendadas, começam a dar lugar a outros tipos de objetos.

São indicados os brinquedos educativos que incentivem as crianças a sentar e engatinhar. Essa é uma fase em que elas adoram arrumar tudo e depois ver os brinquedos desmoronando. Por isso, os blocos ou caixas feitos para montar ou empilhar são os mais aconselhados.

Outra opção acertada são as peças que incentivam tanto a parte motora quanto a sensorial. É o caso dos cubos com chocalhos embutidos e os brinquedos com funções sonoras que também podem ser apertados, movidos e rotacionados.

É importante acompanhar as crianças com bastante cuidado, já que nessa idade elas conseguem puxar os objetos com relativa força e podem acabar se machucando!

De 1 a 2 anos

Esse é o período em que os pequenos começam a andar e querem desbravar o mundo, normalmente por meio do toque. Nesse caso, o ideal é focar no desenvolvimento motor e em brinquedos educativos que estimulem a movimentação.

É agora que começam as interações com as outras crianças e, por isso, são muito interessantes dois tipos de atividades: uma delas é brincar de adulto, como cozinhar, dirigir, praticar jardinagem etc. A outra seria empurrar ou puxar carrinhos, bloquinhos ou caixas com peças que podem ser colocados e tirados.

Nessa faixa etária é extremamente perigoso que as crianças engulam pequenas peças. Portanto, é importante estar sempre alerta e dar preferência para os brinquedos sem o potencial de serem colocados na boca.

Um pouco de pesquisa e cuidado para escolher os brinquedos resultam em um pequeno investimento de tempo, com grandes resultados.

Se você gostou de saber sobre como escolher os brinquedos educativos mais adequados para cada idade, leia agora mesmo sobre a importância dos brinquedos na formação das crianças e se torne especialista no assunto!

  •  

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário