Dicas para que os filhos (e pais) tenham um boa noite de sono

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Lembra-se daquela música que diz “tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar” que fazia a meninada ir para a cama na hora? Quem dera se nos dias de hoje bastasse ouvi-la para as crianças terem uma boa noite de sono!

Como conseguir que a família toda consiga dormir bem? Este post pode ajudar você na solução do desafio.

Uma boa noite de sono exige novos hábitos

Não é fácil levar uma vida saudável nos dias atuais, dedicando tempo para o trabalho, para a casa e para os filhos — que acabam se distraindo muito e por um longo tempo com videogames, smartphones e internet.

Neste cenário, as brincadeiras e brinquedos clássicos tornam-se muito importantes no aprendizado e desenvolvimento infantil. É bom ter sempre uma novidade para estimular a criatividade delas e para garantir uma boa noite de sono para a família toda.

Além da música sugerida, que você encontra na internet e pode mostrar para todos num momento de relax familiar, listamos algumas dicas para uma boa noite de sono.

Dê bom exemplo

Os filhos costumam dormir mal por causa das atitudes dos pais que também negligenciam certa disciplina para dormir bem. Fazem refeições fora de hora, comem e bebem o que estiver disponível (batata frita, refrigerante, café, sanduíches, a pizza de ontem), não têm uma hora definida para deitar e também não se importam com o horário dos filhos dormirem.

Evite ir para a cama depois de comer

Falando em comer o que vê pela frente, procure fazer um intervalo entre o “banquete” noturno e o encostar a cabeça no travesseiro. A digestão não acontece de forma natural e a madrugada pode ser um transtorno tanto para as crianças quanto para os pais.

Mude os hábitos dentro de casa

Modificar as rotinas, ou perceber a falta delas, dentro de casa é outra dica poderosa. Estabeleça um horário para a família deitar: as crianças em tal hora, os pais em tal hora. Caso os pequenos queiram negociar uma prorrogação nos fins de semana, é melhor endurecer. Sem perder a ternura, claro!

Desligue a televisão, o celular, o computador e o tablet

Nada desse negócio de que o som da televisão ajuda a “pegar no sono”. Os bons ingredientes do dormir bem são o silêncio e a tranquilidade do corpo e da mente.

Crie um ambiente confortável e aconchegante

Você segue as dicas anteriores com perfeição. Porém, os quartos de dormir não ajudam. Muita claridade e ruídos nas portas e janelas, por exemplo. E os colchões, então? Ergonomicamente torturantes.

Escolha cortinas agradáveis, de cores mais suaves. Para o quarto das crianças, cortinas com estampas de temas da natureza fazem o maior sucesso. Quanto aos colchões, se possível procure a orientação de um ortopedista ou de um fornecedor de credibilidade para ajudar na compra dos adequados para você e os filhos.

A qualidade do sono tem tudo a ver com a qualidade de vida. Você sabe muito bem como é o seu dia e o dos filhos depois de um sono intranquilo e curto. Além dessas dicas, escutar uma música suave, cuidar da respiração e um bom e delicioso banho para relaxar ajudam muito. No mais, uma boa noite de sono para você e para a família!

Agora, antes de entrar debaixo do cobertor e dormir o sono dos deuses, que tal compartilhar este post com seus amigos e amigas nas redes sociais?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário