Diferença de idade entre irmãos: como lidar com idades próximas e distantes?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Por causa da preocupação com a diferença de idade entre irmãos, alguns casais começam a pensar no planejamento familiar antes mesmo de ter o primeiro bebê. Já que algumas pessoas pretendem ter mais de um filho. Por isso, surge a dúvida sobre quando ter a primeira criança, a segunda ou até a terceira.

Entretanto, não há uma escolha universal, certa ou errada, muito menos uma regra a se seguir. O que existe são escolhas e preferências. Tudo depende do planejamento, da realidade de vida e das particularidades de cada um. Afinal, ter um ou mais filhos demanda tempo, disponibilidade, condições financeiras, entre outros.

Porém, a diferença entre as idades dos filhos ainda gera outras dúvidas e é sobre esse assunto que vamos abordar a seguir. Acompanhe!

O planejamento familiar

Por mais que os pais façam todo um planejamento da gravidez e preparação da casa para receber o primeiro bebê, geralmente terá uma mudança na rotina em que não estava nos planos. Isso é normal, pois o tempo e as necessidades de cada criança é bastante individual e imprevisível.

Com o passar dos dias e com o ganho de experiências, os pais se organizam e a criança também se acostuma. Porém, quando surge uma outra gravidez — planejada ou não — toda a rotina dessa família vai mudar novamente. Mas, nesse caso, ela deve se ajustar ainda mais para que não haja conflitos entre os irmãos.

Independentemente da idade do mais velho, os pais devem participar esse filho dos momentos da gravidez, inclusive do planejamento dela, se houver. É a oportunidade de amadurecer a ideia com a criança e demonstrar que ela não será esquecida. Afinal, é comum surgir o ciúme ou a insegurança, mesmo para os filhos adolescentes.

A diferença de idade entre irmãos

Como na maioria das situações da vida, a diferença de idade entre os irmãos também têm as suas vantagens e as suas desvantagens. Veja a seguir algumas delas e como contornar a situação.

Powered by Rock Convert

Pequena distância entre 1 ou 2 anos

As crianças menores têm uma percepção intuitiva, por isso não será necessário dar muitas explicações sobre a chegada do novo irmãozinho. A principal vantagem desse curto tempo entre as idades é que eles poderão crescer juntos e serão grandes amigos.

Podem dividir momentos, como brincadeiras, educação, aprendizados, novas descobertas, etc. Além disso, as chances de ter ciúmes pode ser menor. No entanto, para os pais têm a desvantagem do trabalho dobrado, pois serão duas crianças que vão depender bastante da atenção e ajuda para tarefas do dia a dia.

Média distancia entre 3 ou 4 anos

A vantagem é que na primeira infância eles também poderão ser bastante amigos e dividir momentos. Mesmo que, na chegada adolescência do mais velho ocorra um distanciamento (se houver), logo o mais novo também vai entrar nessa fase, consequentemente, a aproximação volta.

Porém, a desvantagem é pelas crianças dessa idade conseguirem levantar questionamentos e sentir mais com a chegada um bebê. Por isso, os pais precisam estar preparados para responder as dúvidas.

Longa distância 5 anos ou mais

Quanto mais velho o filho, melhor o entendimento da chegada do bebê. A criança maior também dependerá menos dos adultos. Os pais poderão aproveitar mais o caçula, bem como aproveitaram o primeiro filho. A desvantagem pode ser o casal precisar ter que abrir mão novamente da liberdade e da independência que voltaram a ter com o crescimento do filho mais velho.

Por fim, para evitar problemas quanto a diferença de idade entre irmãos, os pais precisam dividir a atenção sem mimar o mais novo ou esquecer do mais velho. Também, evitar tirar a liberdade do primeiro filho ou transferir responsabilidades que são dos pais para essa criança, a fim de prevenir crises de ciúmes e identidade.

Agora, você já sabe como lidar com as diferentes idades entre irmãos! Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais conteúdos como este.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário