Como identificar dificuldade de aprendizagem na escola?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem. Isso é natural, porque o processo de aprender depende de muitos fatores, como os estímulos que cada um recebe e até o nível de interesse sobre os assuntos. Mas, quando o pequeno apresenta mesmo uma dificuldade de aprendizagem na escola, é necessário tomar alguma atitude.

Nesse caso, é fundamental saber identificar essas dificuldades e quais são as suas causas, para entender como contorná-las. Por isso, vamos abordar todas essas questões aqui neste post. Acompanhe para saber mais!

Como identificar esse problema?

Para poder auxiliar as crianças que têm dificuldades de aprendizagem na escola, o primeiro passo é perceber o problema. Em outras palavras, é muito importante prestar atenção ao seu filho.

Converse com ele sobre o dia a dia na escola e busque ter um contato mais próximo com os professores. Frequente as reuniões e se esforce para buscar o seu filho no colégio, aproveitando esses momentos para perguntar aos mestres se tudo está correndo bem. Assim, você perceberá quando houver algum problema na escola.

Quais são as principais causas da dificuldade de aprendizagem na escola?

Se a criança estiver mesmo com problemas para aprender, várias podem ser as causas. No geral, contudo, elas podem ser divididas em 3 grandes grupos: físicas; emocionais ou sensoriais.

As causas físicas são perturbações físicas no organismo, desde uma febre ou dor de ouvido até algo mais grave, como a falta de algum membro ou órgão. Já as emocionais estão ligadas aos sentimentos, emoções e à personalidade da criança. As sensoriais, por sua vez, se relacionam aos órgãos dos sentidos ou o sistema nervoso central.

Nesse sentido, alguns distúrbios mais comuns costumam atrapalhar bastante a aprendizagem das crianças. Eles são:

Dislexia

A dislexia é um problema de forte componente hereditário, causado por uma disfunção no lobo parietal, que é o centro nervoso e da escrita. É por isso que ela afeta a aprendizagem: os disléxicos apresentam, principalmente, uma dificuldade de leitura.

Dislalia

A dislalia é uma dificuldade de fala e, geralmente, tem causa física, como a má formação dos órgãos fonadores. Basicamente, quem sofre desse distúrbio pronuncia incorretamente algumas palavras, trocando fonemas e sons.

Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade

Também conhecida como TDAH, essa condição resulta na baixa capacidade de concentração — o que traz uma grande dificuldade de aprendizagem na escola, porque seus portadores costumam ser dispersos, inquietos e impulsivos. Esse problema tem causa neurológica. Por isso, é muito importante que ele não seja confundido com a agitação ou nervosismo advindos de causa emocional.

Como agir diante dessa situação?

Você identificou alguma criança com dificuldade de aprendizagem na escola? E agora? Diante dessa situação, é fundamental agir com calma e buscar ajuda profissional.

Primeiro, você precisa conversar com seu filho e tentar entender o que está acontecendo. É importante saber se o problema tem origem emocional, física ou sensorial — às vezes, pode ser algo mais simples do que você imagina, como apenas uma necessidade de usar óculos, por exemplo.

Depois, procure a escola e veja o que os professores têm a dizer sobre o assunto. Confirmando, então, a situação, é hora de buscar ajuda de um profissional para identificar e, depois, tratar a causa.

Questões como essas podem ser tratadas por médicos, psicólogos, psicopedagogos e vários outros tipos de especialistas, dependendo de qual seja o problema. Isso será essencial para que a criança supere os problemas e volte a se desenvolver no ritmo adequado, sem maiores dificuldades.

De toda forma, seja qual for a situação do seu filho, é muito importante que a criança receba suporte e carinho tanto da família quanto da escola, para sentir que não está sozinha nesse momento.

Enfim, gostou do nosso post? Além de todas as causas que citamos, outro problema que pode causar uma dificuldade de aprendizagem na escola é o bullying. Então, aproveite a visita para conferir também como perceber sinais de que o seu filho é vítima de bullying!

 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário