5 dinâmicas para crianças que você precisa conhecer

7 minutos para ler

As dinâmicas para fazer com crianças, assim como os jogos e brincadeiras, trazem diversos benefícios. Dentre eles, podemos citar: socialização, desenvolvimentos cognitivos, concentração e estímulo de diferentes habilidades.

Para isso, você pode adaptar as dinâmicas para serem feitas em casa, em ambientes externos ou até mesmo na escola. Com esse objetivo, reunimos neste post 10 dinâmicas para crianças que você pode começar a aplicar hoje mesmo. Confira!

1. O feiticeiro

Essa atividade consiste em exercitar fisicamente o seu pequeno. Dessa maneira, ele poderá desenvolver o senso de cooperação e trabalho em grupo. Para essa dinâmica, organize as crianças em pé e escolha uma delas para fazer o papel de feiticeiro que deverá perseguir os demais participantes quando você fizer um sinal.

Após isso, quem for tocado pelo feiticeiro estará enfeitiçado e deverá ficar parado com uma perna afastada da outra. Enquanto isso, as outras crianças deverão continuar correndo do feiticeiro e poderão passar por debaixo das pernas de quem estiver enfeitiçado — isso fará com que o feitiço seja quebrado e a criança volte para o jogo. O papel de feiticeiro deverá ser trocado após algumas rodadas.

2. Biscoito queimado

Com essa dinâmica para crianças, é possível desenvolver a capacidade de raciocínio, interação e linguagem da molecada. Para isso, esconda um objeto ou brinquedo qualquer enquanto os participantes estiverem de olhos fechados.

Depois grite “biscoito queimado” e diga para as crianças procurarem pelo objeto. Quando algum participante estiver chegando perto, diga “você está quente!”, mas caso esteja longe, diga “você está frio!”. A primeira criança que encontrar o brinquedo vencerá o jogo.

3. Tesouro de piratas

Essa atividade auxiliará no desenvolvimento e aprendizagem da comunicação verbal, do cooperativismo e da capacidade de resolver problemas. Para realizar essa dinâmica, escolha uma criança para desempenhar o papel de pirata e peça para que ela esconda um objeto que será o tesouro.

Para deixar a atividade ainda mais chamativa, escolha um tesouro que seja um brinde, como um brinquedo ou guloseima. Com isso, as outras crianças terão em média cinco minutos para encontrarem o tesouro e, caso não consigam dentro desse tempo, o pirata deverá dar dicas de onde encontrá-lo. Quem achar o tesouro fica com o brinde e vence a brincadeira.

4. Pega-batatas

O pega-batatas é uma das dinâmicas para fazer com crianças que mais estimula o trabalho em grupo e a organização. Para essa atividade, separe dois grupos, dê uma vasilha ou cesto para cada um, amasse várias folhas de papel e espalhe pelo ambiente. Essas folhas serão as batatas.

Após isso, faça um sinal para que as crianças comecem a recolher as bolas de papel e coloquem-nas no cesto. A equipe que recolher o maior número de “batatas” vence o jogo.

5. Corre-cotia

Além da imaginação, essa atividade promove o desenvolvimento de diversas habilidades, estimulando também a socialização e a prática de atividades físicas. Para brincar, coloque-as sentadas no chão em formato de círculo.

Escolha uma delas para desempenhar o papel de fugitivo e, para isso, ela deverá ficar de pé andando em volta do círculo com um objeto nas mãos, enquanto os outros participantes cantam “corre cutia na casa da tia”.

Ao final da música, o fugitivo deverá escolher um participante para transferir o objeto e correr atrás dele. Enquanto isso, também tentará sentar no lugar da criança para a qual passou o objeto.

A dinâmica para crianças pode ser feita sem nenhum custo e em casa. Com isso, reúna seu filho e os amigos para que, por meio da diversão, eles possam desenvolver as capacidades.

6. Não deixe a bexiga cair

Essa brincadeira tem algumas variações, mas os objetivos são os mesmos: fortalecer a concentração, incentivar a estratégia, treinar a coordenação motora, entre outros.

Uma das maneiras de fazer isso é pedir que as crianças joguem as bexigas cheias no ar e busquem de todas as maneiras evitar que elas caiam no chão. É possível jogar mais bexigas no decorrer da dinâmica para aumentar o nível de dificuldade.

Quem deixar cair, está fora e o vencedor é o último que não deixar nenhuma bexiga cair no chão. É recomendado também, no final da brincadeira, reunir o grupo para explicar o que sentiram e aprenderam com essa atividade.

7. Memorizar objetos

A dinâmica de memorizar objetos, como já diz o nome, consiste em apresentar uma série de itens e fazer com que as crianças os memorizem. O ideal é criar dois grupos e criar uma competição saudável entre eles.

O grupo que tiver melhor desempenho na memorização dos objetos ganha. Pode-se também utilizar a brincadeira para apresentar objetos que não são de uso comum no cotidiano da criança, ampliando assim o conhecimento dela de maneira lúdica.

8. Jogo do Silêncio

O Jogo do Silêncio é um das dinâmicas para fazer com crianças mais simples e, ao mesmo tempo, com mais impacto sobre o comportamento delas. A simplicidade reside no fato de que se utiliza apenas um instrumento musical ou qualquer outro objeto que emita som.

A brincadeira pode ser feita seguindo esses passos:

  • fazer um círculo com as crianças no chão;

  • explicar que elas devem ficar em silêncio como se fossem uma pedra ou uma flor;

  • pedir que fechem os olhos;

  • contar 30 segundos para a etapa inicial e aumentar o tempo nas vezes seguintes;

  • utilizar o instrumento musical para marcar o início e o fim de cada etapa;

  • incentivar a criança a contar o que sentiu nos momentos de silêncio.

9. Pirulito da Amizade

Nessa atividade, cada criança ganha um pirulito. Todas elas em pé formam um círculo e seguram o pirulito com a mão direita e o braço estendido. A partir da ordem dada pelo orientador, elas desembrulham o pirulito sem desdobrar o braço que está estendido.

O grande desafio a partir disso é encontrar a solução para consumir o pirulito sem ter que o dobrar o braço e utilizar somente os movimentos dele (para esquerda e para direita).

A resolução desse desafio é se dar conta que entregar o pirulito para o amigo do lado é a única maneira de todos consumirem sem ter que dobrar o braço.

10. Dinâmica da Análise

Essa dinâmica é excelente e muito fácil de ser realizada. Primeiro, as crianças precisam formar uma fila. Após esse passo, devem colar um papel nas costas do colega que está na frente com uma qualidade dele (exemplo: engraçado, fiel, carinhoso, entre outros).

No fim, cada um retira o papel das suas costas e descobre a qualidade que lhe foi atribuída. Por mais simples que seja essa brincadeira, ela tem um imenso poder de criar relações mais próximas e também reconhecer o que os outros têm de bom, favorecendo assim a valorização do ser humano e o julgamento positivo.

E falando em poder, todas as dinâmicas para fazer com crianças mencionadas aqui têm essa característica de promover a socialização, a interação e melhorar os relacionamentos pessoais. Portanto, vão além da mera diversão e passam a ser atividades fundamentais para a boa formação de caráter.

Como o assunto é brincadeiras, que tal conhecer 5 jogos incríveis que estimulam a criatividade do seu filho? Confira!

Posts relacionados

2 thoughts on “5 dinâmicas para crianças que você precisa conhecer

  1. Quero agradecer e parabenizar as excelentes dinâmica, que estão sendo super útil,para integração nosso projeto social.
    Gratidão

Deixe um comentário