O natal é uma época mágica em que as crianças esperam ansiosas pelos presentes e toda a diversão. Contudo, enquanto algumas ganham muitos presentes nessa data tão especial, outras acabam não recebendo nada. Essa realidade pode ser transformada por meio da doação de brinquedos.
Ensinar aos filhos o valor de doar e compartilhar é uma das formas de estimular a solidariedade e a empatia desde a tenra idade, além de instrui-los a se desapegar daquilo que já não brincam mais. Ensinar a partilha, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil, pois a criança pode rejeitar a ideia no início.
Por isso, neste post daremos dicas de como inserir esse hábito na rotina do seu filho e a importância da doação de brinquedos. Boa leitura!
Por que as crianças devem aprender sobre doação de brinquedos?
Entre o segundo e terceiro ano de vida, a criança começa a desenvolver diversas percepções sobre si e o que a rodeia. Nessa fase ela também compreende seus brinquedos como posse e desenvolve um grande apego por esses objetos.
Por tal motivo, a partir dessa idade, é muito importante ensiná-la a dividir e estimular um espírito mais solidário. Para isso, é fundamental que os pais expliquem para os filhos que existem muitas crianças que não têm nada para brincar, e que aquela boneca ou carrinho que eles não usam mais pode fazer uma criança muito feliz.
Como ensinar a criança a doar seus brinquedos?
A doação de brinquedos é um ato generoso que traz muitos benefícios para os pequenos. Mas como ensinar uma criança a se desapegar de suas coisas? Confira nossas dicas:
Ensine pelo exemplo
Quando o assunto é a educação dos filhos, aquele ditado que diz que um exemplo vale mais do que mil palavras se encaixa perfeitamente. Quer ensinar as crianças sobre doação de brinquedos? Comece doando aquilo que você já não utiliza.
Para tanto, convide o pequeno para participar do processo de separação (pode ser de suas roupas, sapatos e outros objetos) e aproveite para explicar que essas coisas que você já não usa podem ser muito úteis para outras pessoas. Com isso, ele enxergará esse processo com mais naturalidade e poderá fazer o mesmo com os brinquedos.
Use filmes com essa temática
Uma ótima maneira de ensinar a criança a doar seus brinquedos é mostrar personagens de filmes praticando essa ação. O filme Toy Story 3 exibe o personagem Andy doando seus brinquedos. Mesmo sabendo que será difícil abrir mão de seus companheiros, Andy entende que da mesma forma que ele foi feliz com esses brinquedos, outra criança também pode ser.
Leve a criança para conhecer outras realidades
Quando a criança é um pouco mais velha, cerca de 10 ou 11 anos, é muito interessante que os pais a levem para conhecer instituições de caridade, para que ela veja o destino de todos os seus brinquedos e objetos doados. Ter esse conhecimento e, especialmente, conviver com essa realidade é um modo de ensinar sobre responsabilidade social e solidariedade.
Não doe sem a criança saber
Nunca decida fazer a doação de brinquedos sem o consentimento da criança. Talvez um brinquedo velho que já esteja parado a um certo tempo possa ter um valor sentimental para o seu filho, e ele acabe se sentindo traído e frustrado. Uma boa prática é deixar que a criança escolha o brinquedo que ela deseja doar.
Por fim, é fundamental não impor nem forçá-la a fazer a doação de brinquedos. Ao se sentir obrigada, ela pode associar a doação com a sensação de perda e ficar ressentida com os pais.
Assim, o ideal é ensiná-la a ser solidária, mostrando o quanto esse ato pode beneficiar outra criança e, principalmente, que isso abre espaços para os outros brinquedos que ela também ganhará.
Entendeu a importância de ensinar as crianças sobre doação de brinquedos? Para ver outros conteúdos como este, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube, no Twitter e também no Pinterest!