5 doenças de inverno infantis mais comuns e como se prevenir delas

4 minutos para ler

Junto com a época mais fria do ano não vêm só as baixas temperaturas, mas também as doenças de inverno. Se você que é mãe, sofre com esse tempo, imagine o seu pequeno? No entanto, com algumas práticas de prevenção é possível amenizar os efeitos ou até mesmo evitar que essas doenças comuns em tempos de frio atinjam o seu filho.

Pensando nisso, reunimos as 5 doenças de inverno mais comuns e como preveni-las com práticas fáceis no dia a dia. Confira:

1. Gripe

Nariz escorrendo, indisposição e às vezes até febre. Quando aparecem esses sintomas nas crianças, é bem provável que seja a temida gripe. Essa doença de inverno é mais intensa que o resfriado e pode causar dores fortes no corpo e na garganta.

A gripe é causada por um vírus que se transporta com facilidade pelo ar. Sendo assim, sempre lave as mãos da criança, evite deixá-la em locais fechados, sem ventilação e que tenha pessoas já infectadas.

2. Resfriado

Como dissemos, o resfriado costuma ser mais brando do que a gripe. Contudo, ainda é uma doença que causa grande desconforto e requer atenção para que o quadro não apresente evolução.

Essa doença de inverno também é causada por um vírus que fica alocado no trato respiratório, causando sintomas como coriza, congestão nasal e muita tosse. As crianças são grandes vítimas do resfriado, já que passam boa parte do tempo em creches.

Os sintomas não costumam permanecer por mais de 10 dias, mas caso a situação não apresente melhora, não deixe de procurar um médico. A prevenção do resfriado pode ser feita por meio de umidificadores de ar, higiene das mãos e da casa.

3. Amigdalite

A amigdalite é uma infecção bacteriana que atinge alguns tecidos da garganta. Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar as fortes dores nessa região, dificuldade de comer e engolir e sensibilidade nos gânglios linfáticos. Nos casos mais intensos da doença, ocorre a remoção das placas, mas o tratamento caseiro pode ser feito por meio de chás quentes e remédios, mediante prescrição médica.

Para evitar que essa doença de inverno faça uma visita ao seu pequeno, é muito importante a hidratação por meio do consumo de água e manter a higiene bucal, para evitar o avanço das bactérias.

4. Bronquite

A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos responsáveis por transportar o oxigênio até o pulmão. Com isso, os sintomas são tosse, chiado no peito, dificuldade respiratória, febre e cansaço. Essa doença é categorizada de duas maneiras.

Aguda, quando ocorre rapidamente e não permanece por muito tempo, ou crônica, que demanda mais cuidado, por ser de longa duração. A prevenção geralmente é feita reduzindo a exposição a agentes que podem causar irritação aos pulmões como o cigarro.

5. Sinusite

A sinusite é uma doença que causa a inflamação dos seios nasais, normalmente provocada pelo vírus influenza. Os sintomas característicos costumam ser dores de cabeça, catarro amarelado, dor de garganta, tosse e sensação de peso na cabeça.

O tratamento é feito por meio de antibióticos, sprays nasais para descongestionar o nariz e, quando necessário, remédios antigripais. Já a prevenção é feita pela eliminação de poeiras e ácaros, escolha de brinquedos de pelúcia antialérgicos, distanciamento do cheiro de cigarro e ingestão de muita água.

Cabe ressaltar que uma medida preventiva que vale para qualquer tipo de doença, seja de inverno ou não, é manter uma alimentação saudável do seu filho, com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.

As doenças de inverno acarretam grandes incômodos tanto para os pais quanto para a criança. Além disso, quando não tratadas, podem evoluir e causar problemas mais graves aos pequenos. Então, fique atento a quaisquer sintomas e, quando possível, elimine todo e qualquer agente causador.

Quer ficar por dentro de mais dicas do mundo da criançada? Então siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e também no Pinterest e Google Plus.

Posts relacionados

Deixe um comentário