Você se lembra de como é enxergar o mundo pelos olhos de uma criança? Difícil, não é mesmo? Então, vamos começar analisando os adultos, que costumam segmentar suas iniciativas por área — caminhar, escrever, cantar, ver TV, aprender coisas novas, observar a natureza e assim por diante.
Até aí tudo bem, certo? Mas e no mundo infantil, como acontece? Nessa realidade, tudo está conectado, o que faz com que uma atividade seja continuação da outra. A arte surge, então, como uma manifestação natural no universo infantil.
Mostraremos como geralmente a arte passa pela vida de um bebê, e em cada fase mostraremos as vantagens desse saber. Portanto, fique atento, pois logo adiante estão os impactos desse conhecimento para a formação do jovem.
A arte e a alfabetização
Os rabiscos, as pinturas, a massinha de modelar, aquele brinquedo que instiga a criatividade, todos esses e mais outros proporcionam mais qualidade para o sistema motor da criança.
O fato é que cada letra do alfabeto nada mais é que um desenho padronizado. Desenhar, portanto, seja com pincéis, lápis de cor, giz de cera ou até com os próprios dedos, auxiliará na formação de palavras na fase da alfabetização
Fase essa que é uma das mais importantes na formação do saber da criança, pois ela é basicamente o início de seu aprendizado sobre o mundo, possibilitando que o jovem estimule a criatividade por diversos métodos.
A arte como expressão das emoções
Por meio da arte, a criança comunica sua interpretação da realidade que a cerca e também seu estado emocional, mostrando como ela se sente e como o mundo a afeta, tanto de forma positiva quanto de forma negativa.
A arte como caminho para a criatividade
A expressão artística está diretamente ligada a imaginação, a capacidade de enxergar o mundo além do óbvio, de pensar fora da caixa e elaborar alternativas para problemas.
Cada rabisco, pintura, bonequinho formado a partir de blocos ou massinha é uma história, possui um contexto, é a demonstração de que o ser humano é predisposto a criar desde muito novo, com os instrumentos que estiverem à disposição.
As representações e a sensibilidade
A arte na infância também facilita o reconhecimento que a criança tem de si em relação aos outros. As escolhas de formatos, tamanhos e cores nos desenhos e nas modelagens de massinha, por exemplo, são indicativos de que as informações externas vêm sendo absorvidas e interpretadas de forma completa, por todos os 5 sentidos.
Em nosso site temos diversos brinquedos que estimulam a arte, desde pinturas, massa de modelar, temos até a Barbie Estúdio Criativo, e também brinquedos como o Salão de Artes.
Adquira agora mesmo um brinquedo que estimule o melhor da sua criança.