Ainda que a sua vida pessoal e profissional costume “congestionar” de vez em quando, o desejo de envolver-se nas atividades e nos sentimentos dos filhos e de querer que eles aprendam e se desenvolvam ao máximo fala mais alto.
Por isso, você não quer que os pequenos fiquem presos apenas às atividades que envolvam as tecnologias (games, televisão, tablet, celular), algo tão comum nos dias atuais, não é mesmo?
Entre as boas alternativas estão os esportes para crianças: eles são um incentivo às atividades físicas, ao desenvolvimento da mente e do corpo, aos relacionamentos e à capacidade de enfrentar desafios.
Ficou interessado no assunto? Neste post, apresentaremos as práticas esportivas mais recomendadas para os pequenos. Continue acompanhando e confira!
Faça uma escolha que agrade os filhos
A atividade esportiva desempenha funções fundamentais em todas as etapas da vida. Na infância, é uma excelente oportunidade de revelar o potencial dos pequeninos, tanto corporal quanto psicológico.
Mas lembre-se: não decida por uma prática que é a sua vontade, não a deles. Os pimpolhos podem não se identificar com determinado esporte, e, ao contrário da felicidade de vê-los lindos, fortes e saudáveis, você poderá encontrar tristeza, indiferença e rejeição.
Converse e identifique as expectativas e os interesses deles e, somente então, faça a opção. Como contribuição, confira abaixo algumas sugestões de esportes em função das características dos seus filhos!
Ativos
Se os seus filhos se enquadram nessa característica, eles estão aptos a praticar todo tipo de esporte.
Agitados
Caso sejam desconcentrados, mas com aptidão para uma atividade quando incentivados, o ideal é a natação ou o atletismo.
Robustos
Os filhotes têm forma física robusta? O boxe, o rúgbi e o futebol americano são os primeiros da lista, mas é preciso atentar-se, mais ainda, aos riscos de lesões nessas práticas.
Organizados
Esses vão se dar bem com os esportes coletivos como voleibol, basquetebol, futsal e handebol.
Conheça 5 opções de esportes para crianças
Falar sobre o desporto para os filhos é relacionar o tipo de exercício como uma diversão, uma distração que faz muito bem à saúde e ao bem-estar. Saiba quais são os esportes mais procurados.
Futsal
Muito eficiente para o desenvolvimento de pontos como locomoção, coordenação, domínio e equilíbrio. Crianças a partir dos 5 ou 6 anos de idade já podem “entrar em quadra”.
Vôlei
É aconselhado para crianças a partir dos 7 anos. Jogado em grupo, sua versatilidade exige interatividade, movimentos rápidos para agir e reagir e pede equilíbrio e controle da situação. Melhora a resistência física, a concentração e as aptidões motoras.
Natação
Considerado um esporte completo, a natação pode ser praticada por pequenos a partir dos 3, 4 meses de vida (pediatras recomendam após os 6 meses). Promove a evolução do corpo, favorece a respiração, a coordenação motora, a flexibilidade e estimula a memória.
Basquete
Com 6 anos, a meninada pode ir para a quadra e fazer suas cestas. Ótimo esporte para despertar a agilidade, concentração e coordenação. Fortalece a musculatura e traz muitos benefícios cardiorrespiratórios.
Lutas
Kung Fu, karatê e judô são algumas das lutas (ou artes marciais) que incentivam o desenvolvimento de habilidades, reflexos e reações.
São atividades excelentes para que seus filhos possam descarregar as energias e aprendam sobre respeito, responsabilidade e tolerância. Meninos e meninas com idade a partir de 4 anos estão habilitados à prática dessas atividades.
Os esportes para crianças colaboram para que elas cresçam saudáveis e capazes de se relacionarem bem com outras pessoas e lidarem melhor com os desafios da vida.
Tenha em mente: além de tratar do assunto com os seus filhos, buscando saber o que mais os interessa, procure por orientação profissional, para que um especialista avalie o que é melhor para os seus filhos.
Gostou do tema deste post? Quer ler mais a respeito de atividades para os filhos? Nossa recomendação é o artigo “Fantasia para crianças é importante! Nós te contamos o porquê”. Não deixe de conferir!