O ato de colecionar é uma prática que parece sazonal. Em períodos como Copa do Mundo é muito comum encontrar grandes grupos de crianças (e até adultos!) em volta de um álbum de figurinhas, lutando para completar a coleção. Entretanto, vários outros itens podem ser colecionados durante o ano inteiro, e o que pouca gente sabe é que crianças que colecionam podem ter muitos benefícios.
É importante lembrar que essa prática não necessariamente precisa ser cara e difícil de manter. Por isso, neste texto vamos citar 4 benefícios decorrentes do hábito de colecionar. Acompanhe!
1. Estimula a organização e o cuidado com as coisas
Uma das principais qualidades de uma boa coleção é que ela seja organizada e bem cuidada. Não adianta ter vários itens e não cuidar deles, não é?
Por isso, crianças que colecionam acabam desenvolvendo apego com as suas coleções e, de maneira natural, se dedicam para cuidar delas. É importante que os pais aproveitem esse momento para ensinar técnicas de organização, como etiquetar os itens, e estimulem também o cuidado das crianças não só com sua coleção, mas com todas as outras coisas.
2. Ajuda a criar relações mais próximas com a família e os amigos
Colecionar é um hábito que ajuda as crianças a estabelecerem uma relação mais próxima com a família e com os amigos. Isso porque em algum momento da coleção as crianças precisarão da ajuda de terceiros e também porque é tão divertido que todo mundo acaba se envolvendo.
A família ajudará nos cuidados com a coleção e até mesmo a juntar economias para comprar os itens, enquanto os amigos serão essenciais na troca das peças repetidas ou naquelas super dicas sobre em qual lugar encontrar aquele item raro. Por isso, crianças que colecionam acabam desenvolvendo relações mais próximas com a família e com o grupo de amigos.
3. Exercita a persistência e a paciência
Poucas coisas exigem mais paciência e persistência do que montar uma coleção. Isso porque, muitas vezes, os itens são caros ou só são disponibilizados de maneira sazonal.
Assim, em tempos de uma cultura tão imediatista, crianças que colecionam vão aprender que nem tudo se consegue do dia para a noite. Eles precisarão desenvolver essas duas capacidades — que estão tão em falta na geração Y — e que muitas vezes está acostumada a conquistar tudo muito rápido e sem tanto esforço.
4. Desenvolve habilidades de negociação e flexibilidade
Em um primeiro momento, pode parecer que essa informação não faz muito sentido, mas ela é muito verdadeira.
Para completar as suas coleções, as crianças precisarão realizar trocas com os colegas. Isso estimula não só o estabelecimento de uma rede de contatos, mas também as capacidades de negociação dos pequenos, já que eles precisarão desenvolver valores simbólicos para os itens e convencer aos outros colecionadores de que aquele objeto é tão valioso quanto o que será permutado, podendo realizar a troca com segurança.
Poderíamos citar inúmeros outros benefícios que crianças que colecionam terão, como o de desenvolver a curiosidade sobre assuntos correlatos à coleção e o de ajudá-los a aprender como estabelecer metas e correr atrás delas. Entretanto, consideramos esses 4 benefícios como os mais positivos sobre o hábito de colecionar.
Se você gostou deste texto, já sabe tudo sobre crianças que colecionam e quer aprender outras dicas de lazer em família, acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter.