Enquanto o bebê está dando seus primeiros chutes durante a gestação, o seu cérebro também já está sendo desenvolvido. Ao nascer, o pequeno tem 100 bilhões de neurônios capazes de fazer conexões entre si. Porém, não para por aí. É necessário estimular o desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros meses de vida.
Mas, afinal, como os pais podem contribuir positivamente para o desenvolvimento do bebê?
É preciso oferecer oportunidades para que eles fiquem curiosos, respeitando o tempo de cada criança e sem comparar seu desenvolvimento com o de outros bebês.
Neste texto, explicaremos o que esperar de cada fase do bebê e como estimular seu desenvolvimento ao longo do primeiro ano de vida. Mamães e/ou papais de primeira viagem, confiram!
3 meses
Como o bebê começa a reconhecer o mundo quando atinge os 3 meses de idade, é esperado que ele comece a perceber cores, volumes e texturas, além de se localizar no espaço. É nesta fase também que a musculatura começa a se firmar e ele começa a reconhecer as partes do corpinho. Para estimulá-lo ainda mais, siga essas dicas:
- coloque objetos com diferentes cores e texturas a 20 centímetros do bebê para que ele tente pegá-los;
- utilize móbiles em diferentes posições e alturas;
- converse com a criança, evitando pronunciar palavras de forma infantilizada;
- movimente o bebê durante as brincadeiras enquanto diz o nome de cada parte do corpo tocada;
6 meses
Meio ano após o seu nascimento, o pequeno apresenta maior controle da musculatura, possibilitando que ele fique sentado com o apoio de almofadas. É nesta fase também que o bebê já tem o controle visual necessário para reconhecer as pessoas que lhe dão segurança, o que pode lhe causar estresse quando está só. Siga nossas dicas para incentivá-lo no progresso:
- tire o brinquedo do alcance da criança para estimulá-la a alcançá-lo;
- segure o pequeno pelas axilas e brinque de pula-pula;
- ao brincar com o bebê no colo, fixe o olhar nele para que perceba suas expressões faciais;
- permita que ele se olhe no espelho.
9 meses
No nono mês, a criança já consegue engatinhar e se arrastar, em alguns casos até dar um passinhos, contanto que tenha ajuda. Neste momento o bebê também começa a emitir sons, às vezes até algumas palavras. Veja como você pode estimular o seu desenvolvimento neste período:
- incentive o bebê a engatinhar;
- conte histórias curtas por meio de livros com figuras para que ele reconheça objetos e animais;
- permita que ele manuseie jornais e revistas;
- auxilie o pequeno a tampar potinhos.
12 meses
O aniversário do bebê está chegando e, com ele, novos estímulos aparecerão! Aos 12 meses, a criança já é capaz de dar alguns passos sem apoio, além de ter mais energia para brincar e diminuir seus cochilos durante o dia. A maioria deles começa a ter dentinhos e conseguem utilizar colheres no momento das refeições. Acelere ainda mais o desenvolvimento do pequeno seguindo nossas dicas:
- incentive o bebê a dar seus primeiros passos segurando-o pelas mãos;
- estimule a abertura de potes com tampas de rosca;
- permita que ele brinque com cordinhas para aprender o “movimento de pinça”;
- ensine o bebê descalçar seus próprios sapatos.
Quando falamos em estimular o desenvolvimento do bebê, os brinquedos são ótimos aliados. Por meio de brincadeiras específicas para cada fase, a criança expressa emoções e cria facilidade para se comunicar. Por exemplo, por volta dos 3 meses, quando elas começam a perceber as cores, invista em brinquedos coloridos. Já por volta dos 7 meses, são indicados brinquedos com simples encaixes que trabalhem a coordenação motora.
Se você deseja ter acesso a mais dicas para estimular o desenvolvimento do seu pequeno, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu e-mail.