Um extrator de leite pode ser mais útil para as mamães do que elas imaginam. O leite materno é o principal alimento a ser consumido nos primeiros meses da vida de um bebê, enquanto a inserção de outros alimentos não é permitida. Oferece o necessário para a criança crescer nutrida e forte.
Amamentar o bebê recém-nascido é uma atitude íntima e carinhosa entre mães e filhos. Mas, por diversas causas, nem sempre a mãe pode fazê-la diretamente com o bebê. Neste contexto, os extratores de leite são muito úteis. As suas funções vão além de apenas coletar o leite para ser utilizado depois.
No artigo que preparamos, vamos explicar quais os tipos de extratores de leite e as principais funções de cada um. Quer saber qual deles comprar? Venha conosco e confira!
Qual a importância de extrair o leite?
Quando há uma grande produção de leite, é necessário retirar o excesso para evitar o empedramento. O uso do extrator auxilia esse processo. Além disso, também pode atuar de forma oposta, como estimulador de produção. Quanto mais a mulher tira, mais é produzido. É um excelente auxílio para quem produz pouco leite.
O extrator evita a dor quando mamilo está machucado. Ajuda, também, mulheres que possuem mamilo invertido, pois facilita a sucção pelo bebê quando é necessário.
Bebês prematuros não podem mamar no peito. Assim, é importante a estimulação dos seios para que o leite não seque. Outro fator importante a ser considerado são as muitas crianças que precisam de doação de leite. Se você não puder amamentar o seu bebê por algum motivo, por que não doar para quem precisa? Converse com profissionais sobre como funcionam as doações.
Muitas mamães precisam voltar ao trabalho, viajar ou ficar longe por algumas horas. Com o extrator, é possível programar um estoque de leite materno para deixar com quem for cuidar do bebê durante a ausência.
Quando comprar o extrator de leite?
É comum comprarem logo durante a gravidez, junto com o enxoval do bebê. Porém nem sempre é uma decisão acertada.
Existe um período certo para usar o extrator de leite, conforme sugere especialistas. O ideal é conversar sempre com o seu médico durante o pré-natal, e juntos decidirem qual o melhor momento para ser introduzido na amamentação.
Como escolher o mais adequado?
Existem dois modelos disponíveis no mercado, manual e elétrico. Ambos apresentam vantagens, mas são diferentes. O mais adequado vai de acordo com o perfil de cada mãe.
Extrator de leite manual
Pequeno e fácil de transportar. É também silencioso, econômico e dispensa o uso de qualquer fonte de energia.
Ao optar por um modelo manual, é preciso pressionar o mecanismo de sucção. Ou seja, você mesma vai tirar o leite das mamas. Esse processo pode levar de 15 a 40 minutos, em ambos os lados. Pode cansar um pouquinho até pegar o ritmo.
É recomendado para uso esporádico. Ideal para mulheres que não saem muito de casa, não trabalham ou não precisam usar tanto o extrator.
Extrator de leite elétrico
É mais prático e rápido. Utiliza um motor que faz todo o trabalho sozinho. Em poucos minutos o reservatório de leite estará cheio, e a velocidade com que é feita a sucção é decidida pela mulher. É o modelo ideal para quem precisa sair muito ou por longas horas, ou que não quer gastar muito tempo realizando a extração.
Possui preços maiores que os modelos manuais, faz um pouco de barulho e é pesado. Funciona através de pilha, bateria ou ligado na tomada.
O uso do extrator exige experiência. Mas não se desespere, no início pode ser um pouco difícil, mas com a prática o processo fica simples e rápido. A JC Kids trabalha com os melhores do mercado e pode ajudar você a escolher o ideal.
Agora que sabe o que é um extrator de leite, que tal conhecer os modelos disponíveis na JC Kids? Acesse e escolha o seu!