Fantasia para crianças é importante! Nós te contamos o porquê

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Inventar histórias e criar novos mundos é um comportamento natural e saudável de toda criança. Nas brincadeiras, é comum surgir a vontade de se fantasiar de algum personagem e os pais, muitas vezes, ficam apreensivos. Mas você sabe a importância da fantasia para crianças? 

Ao se fantasiar, os pequenos são imediatamente estimulados a entrar em um novo universo. Isso cria conexões com as emoções e sentimentos infantis, além de incentivar a criatividade, a autoconfiança e a comunicação. 

Estimulam a criatividade 

A criatividade é a ferramenta por meio da qual as crianças vivenciam novas experiências, e vestir uma fantasia ajuda a moldar esse “espaço” e “tempo, onde a imaginação pode ser explorada sem regras ou limitações. A criatividade não é só importante na infância, mas também no dia a dia dos futuros adultos: ter criatividade para lidar com problemas e propor soluções auxilia no desenvolvimento de uma inteligência emocional sadia. 

Ensinam a lidar com as emoções

As crianças se expressam por meio das suas emoções, e as histórias vividas e inventadas por elas são uma maneira de experimentarem seus sentimentos. É possível que, por meio dessas narrativas, elas vivenciem alegria e felicidade, ter que tomar decisões, e inclusive experimentar emoções negativas como raiva e ansiedade. Assim, o que elas aprendem durante a brincadeira pode ajudá-las a lidar melhor com as emoções.

Powered by Rock Convert

Incentivam a autoconfiança

Como mãe, é natural que você se pergunte qual o impacto de usar fantasias na personalidade ou no desejo de se expressar da criança. Vestir-se de um personagem que tem superpoderes, como o Thor, do filme Vingadores, por exemplo, pode ajudar crianças tímidas a aperfeiçoarem suas maneiras de se expressar. Além disso, ajuda os pequenos a aumentarem a confiança em si mesmos e a se comunicarem melhor.

O que fazer quando seu filho pedir para se fantasiar:

  • lembre-se de que é apenas uma fase: as crianças passam por todo tipo de fase curiosa, e se fantasiar é mais uma delas. Geralmente, acontece entre os 3 e os 6 anos de idade;
  • tenha em mente que o uso de fantasias estimula a imaginação, o que é ótimo. Só lembre de conversar com seu filho para que ele entenda o limite entre o mundo inventado por ele e a realidade;
  • prepare-o para a realidade da escola. Provavelmente, ele não poderá usar a fantasia na sala de aula. Converse com ele e explique os motivos;
  • aproveite para entrar na brincadeira! Os momentos de criatividade com seus filhos são únicos.

Agora que você conhece a importância da fantasia para crianças, pode ficar sossegada quando seu filho quiser se vestir de Homem Aranha, ou quem sabe sua filha de Princesa da Disney. Deixe as crianças soltarem a criatividade e se divertirem no mundo da imaginação! Com certeza elas vão desenvolver habilidades superimportantes para o futuro, sem deixar a brincadeira de lado!

Este conteúdo foi útil para você? Quer encontrar fantasias e acessórios para estimular a imaginação dos pequenos? Entre em contato conosco! 

 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário