Quais são as fases da infância? Entenda mais sobre elas

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

As fases da infância são os períodos em que mais ocorre o desenvolvimento humano. Nesse sentido, percebemos mudanças físicas e mentais, como raciocínio, memória e pensamentos. Além da formação da própria personalidade e aprendizado de habilidades básicas, como falar, caminhar etc.

Mesmo que cada indivíduo tenha os seus processos individuais de desenvolvimento, ainda é fundamental conhecer as habilidades comuns de cada uma das fases da infância para acompanhar essa evolução gradual. Com isso, é possível identificar se existe algum retrocesso ou avanço que possa comprometer a saúde dos pequenos.

Acompanhe na leitura a seguir as fases com suas respectivas idades, bem como as características dos períodos e formas de estimular o desenvolvimento. Boa leitura!

Sensório motor

Essa fase da infância se inicia logo com a chegada no bebê ao mundo e vai até os 2 anos. É o período de primeiros contatos, onde tudo é novidade, como sons, cores, sabores, cheiros, sensações etc. Por isso, nessa idade, as crianças são curiosas e repetem o que os adultos fazem, afinal, eles tentam conhecer tudo.

A fase sensório motor, como o próprio nome indica, é para o desenvolvimento da coordenação, de modo que o bebê aprende os controles dos seus movimentos, como se equilibrar e andar. Por isso, ofereça brinquedos para estimular a curiosidade e manuseio de objetos, por exemplo, montar bonecos, carrinhos, encaixar formas etc.

Pré-operatório

Acontece entre os 2 aos 7 anos, período marcado pela comunicação e pelas relações da criança. Elas aprendem a falar e a conhecer novas palavras. Por isso, os pequenos fazem tantas perguntas, conversam com facilidade e também têm curiosidade sobre tudo. Porém é comum o egocentrismo, por pensarem que o mundo se baseia nelas.

Nessa fase, a imaginação cria muitas asas, por isso os pequenos gostam de ouvir histórias, brincar de faz de conta, e transformar objetos em outros itens, como vassouras em cavalinhos. Aproveite para estimular o desenvolvimento com leituras, brinquedos de fantoche e outros criativos.

Operatório concreto

Entre os 7 aos 12 anos, é desenvolvida a capacidade da lógica, raciocínio e habilidades para resolver problemas. Também se ganha a capacidade de se colocar no lugar do outro, o deixando o egocentrismo de lado para trabalhar a empatia e socialização.

Para incentivar essa fase, ofereça exercícios e brincadeiras com conceitos de raciocínio, planejamento e programação.

Operatório formal

É a fase da adolescência entre os 12 aos 16 anos. Além das mudanças físicas muito evidentes, acontece o entendimento do mundo separado da realidade e da fantasia. Eles são capazes de raciocinar e entender as situações com clareza, sejam elas do presente ou do futuro.

Nessa idade, os adolescentes também começam a formar suas opiniões, analisar pontos de vista diferentes, ter pensamentos amplos e observar a sociedade. Por isso, estimule por meio de jogos didáticos, debates etc.

Por fim, cada uma das fases da infância é marcada por vários ganhos de habilidades. Por isso, é imprescindível proporcionar um ambiente saudável para as crianças em todas as idades. Dessa forma, elas podem crescer e se desenvolver de acordo com o que é esperado em cada faixa etária.

Você gostou desta leitura? Então aproveite agora para saber como estimular o desenvolvimento dos bebês!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário