Os desenhos mais rabiscados de seus filhos podem parecer com nada, mas muitas vezes representam uma forma de expressão cheia de significados para eles. Fazer arte em casa é um jeito de ajudá-los a se expressarem com mais liberdade. A boa notícia é que, além dos desenhos, esse estímulo pode ser feito de várias maneiras.
É mais comum que as crianças encontrem oportunidades de se expressar com a arte no ambiente escolar. Mesmo que a escola não ofereça disciplinas diretamente relacionadas à expressão artística, os educadores utilizam o estímulo ao pensamento lúdico para facilitar o aprendizado, e os pequenos acabam exercitando essa aptidão com o passar do tempo.
Mas isso também pode ser trabalhado fora da sala de aula. Fazer arte em casa estimula a criatividade, a concentração e muitas outras habilidades desde muito cedo na vida infantil. Gostou da ideia? Veja 5 dicas incríveis para estimular o lado artístico da criança.
Ofereça recursos para a expressão artística
Os recursos são, principalmente, dedicação dos adultos, tempo e espaço. Por exemplo, da próxima vez que pedirem sugestões de presentes para as crianças, peça materiais artísticos, como fantasias, tintas para pintura, cavaletes e lápis de cera.
Também permita que a criança brinque sem se preocupar muito com o tempo ou com o direcionamento dos adultos, para que a criatividade seja liberada de verdade. Se ela pedir a sua opinião para alguma arte acabada, devolva perguntando o que ela achou, vire o desenho, permita que ela veja o que fez de longe.
O espaço é outro recurso valioso: seja no quarto, seja no quintal ou na cozinha, crie uma atmosfera criativa, onde a criança possa espalhar seus brinquedos, cantar, colar os desenhos na parede etc.
Incentive a escrita
As crianças são normalmente introduzidas às letras por volta dos 5 anos, e só depois de 6 ou 7 anos as habilidades de ler e escrever são desenvolvidas com maior rapidez.
O incentivo à escrita dentro de casa é parte fundamental para o sucesso do processo de alfabetização, que pode ficar mais fácil quando a criança é incentivada a criar suas próprias historinhas. Os temas podem ser sonhos, episódios do dia a dia, boas lembranças ou momentos de tristeza.
O incentivo fica ainda mais natural quando é acompanhado da leitura junto com as crianças. Dessa forma, ela encontra nas letras uma forma de reconhecimento e espaço para expressar suas emoções.
Brinque de escultor com a criança
Das formas de fazer arte em casa, a escultura é uma das que mais gera interação com a criança. Isso acontece porque o estímulo às sensações táteis e à observação das formas a ajuda a perceber objetos tridimensionais de uma maneira mais sensível. A brincadeira de escultor pode ser feita com massinha, argila ou outros materiais.
Fazer arte em casa, além de estimular habilidades importantes para o desenvolvimento das crianças, cria momentos de lazer e união capazes de estreitar ainda mais os laços entre a família. Portanto, a partir das nossas dicas, veja o que os seus pequenos mais desejam fazer e se divirta com o poder da arte.
Gostou do conteúdo? As brincadeiras artesanais são outras opções extremamente úteis para a vida das crianças. Confira agora nosso post com 3 dicas imperdíveis de artesanato DIY.