O que fazer com as crianças nas férias? Confira 7 dicas

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Conciliar trabalho e família não é fácil para ninguém. Por mais apaixonados que alguns possam ser pela sua carreira, o tempo passa rápido e a vontade de acompanhar mais de perto o crescimento dos filhos é inevitável. Até mesmo durante as férias escolares é difícil, pois há pais que não conseguem ter férias no mesmo período.

Então surge outro dilema: o que fazer com as crianças nas férias? O tempo ocioso delas pode ser aproveitado com brincadeiras saudáveis e aprendizado. Mas como e quais atividades fazer? E como os pais podem acompanhar isso?

Aqui vão 7 dicas valiosas do que fazer com as crianças nas férias. Aproveite!

1. Aproveite o recesso para viajar

Viagens em família são ótimas e quebram totalmente a rotina. Pode até mesmo ser para alguma cidade ou estado próximos. Vale a pena aproveitar alguns dias de recesso no fim do ano para passar em um destino legal. Basta se certificar de que seu destino e hospedagens tenham atrações em que as crianças possam estar.

2. Explore a sua cidade

Há uma grande quantidade de crianças que nunca foram ao museu, fizeram piquenique, foram ao zoológico ou zoobotânico, entre outros lugares comuns em muitas cidades. Use seu tempo livre para visitar lugares na sua cidade onde vocês nunca foram antes.

3. Inscreva as crianças em uma colônia de férias

A colônia de férias é uma excelente opção para os pais que não costumam tirar dias de recesso suficientes. Em uma colônia as crianças interagem e fazem novas amizades, podem ter mais amadurecimento e mais conhecimento. É mais um lazer em que elas aprendem brincando.

4. Passe o dia com amigos e família

O desafio de férias da molecada vai além de não ter muito tempo de dedicação, mas também de fazer com que seu filho não use tanto aparelhos como tablet, celular e vídeo games e aproveite brincadeiras da infância.

Deixar com que ele passe dias brincando em casa de amigos e primos vai dar essa oportunidade a ele! Você também pode receber os amigos de seu filho e crianças da família em sua casa. Faça brincadeiras dinâmicas com eles.

5. Inclua os pequenos nas tarefas de casa

Muitas crianças sentem vontade de copiar seus pais até mesmo nas tarefas domésticas. Com supervisão e da forma correta, sem sobrecarga, essa é uma ótima opção para que seu filho tenha mais responsabilidade e aprendizado desde cedo com cuidados domésticos.

6. Tenha jogos para a família

A memória afetiva de uma criança também envolve o tempo em que ela se diverte com sua família. Esses jogos podem ser usados sempre, e não exatamente precisam ser em época de férias. Sempre renove e pesquise sobre jogos para jogar em família e ter esse tempo tão precioso.

7. Veja filmes com seu filho

Filmes são uma ótima opção para os pais que chegam cansados. Eles são uma forma de relaxamento e descontração. Os filmes infantis também costumam trazer boas mensagens educativas. Prepare a pipoca e separe ao menos um filme para ver por dia com as crianças!

A preocupação do que fazer com as crianças nas férias pode aumentar especialmente no mês de janeiro, que antecede a volta às aulas e muitos pais já voltaram ao trabalho. Além de seguir nossas dicas nesse período, recomendamos que procure reservar o seu tempo livre para aproveitar a infância do seu filho junto a ele.

Quer que mais pessoas saibam o que fazer com as crianças nas férias? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário