Quem convive com jogadores de videogame deve ter ouvido falar em algo chamado Fortnite. O jogo é um fenômeno de popularidade, com mais de 200 milhões de jogadores ativos ao redor do mundo. Contudo, o Fortnite para crianças é benéfico de alguma maneira ou só uma forma de entretenimento?
Antes de mais nada, vamos entender o que é o jogo e como ele atraiu tantos fãs. Trata-se de uma aventura em estilo Battle Royale, que significa, basicamente, “um contra todos”. Há outros modos de jogar, mas esse é o mais popular. O game é gratuito, mas tem itens à venda, como roupas e armas para os personagens.
Por ter personagens cartunescos, efeitos divertidos e nenhum sangue, o jogo alcançou todas as faixas etárias, principalmente as mais jovens. Unindo o desafio com a enorme comunidade disponível para jogar e conversar, Fortnite garantiu seu lugar ao sol entre crianças, adolescentes e até adultos.
Como funciona o Fortnite
Muitos pais se preocupam com os jogos eletrônicos que prendem a atenção de seus filhos por horas a fio — e é realmente importante ficar de olho para evitar exageros. No caso do Fortnite, o uso apropriado pode ajudar no desenvolvimento de algumas habilidades no seu filho. Vamos entender o que o jogo pede para, em seguida, compreender como ele pode ser útil.
No modo mais popular, você entra em uma ilha com outros 99 jogadores e o objetivo é ser o último a sobreviver, enquanto o ambiente força os remanescentes a se encontrarem para a batalha. Para isso, você deve recolher armas e munições, além de outros itens espalhados pela ilha.
A classificação indicativa de Fortnite é de 12 anos, por conter violência fantasiosa (ainda que, como mencionamos, não exista sangue nem detalhes gráficos). Os pais podem usar essa classificação como base para tomar a decisão de permitir ou não que seus filhos joguem. Não é difícil encontrar jogadores mais novos, por volta dos 8 anos, por exemplo.
Benefícios do Fortnite para crianças
Por ser um jogo de tiro online, com uma centena de pessoas agindo ao mesmo tempo, o player precisa aprimorar seu nível de reflexo. Ao mesmo tempo, é necessário ficar atento aos arredores, já que a ilha é constantemente coberta por uma tempestade que pode matar os personagens se eles não fugirem a tempo.
Outro ponto interessante é o da construção. Conforme o jogador avança, ele recolhe materiais (como madeira ou tijolos) e ganha a possibilidade de construir escadas e paredes. Eventualmente, essas edificações servirão como proteção ou meios para avançar sobre montanhas, lagos e outros elementos do mapa. Ou seja, é preciso pensar estrategicamente para usar os recursos com inteligência.
A interação social é mais um ponto positivo, quando monitorada. Em vez de se isolar, a criança fica em contato com amigos e colegas que podem estar em qualquer lugar do mundo — aprimorando até mesmo o entendimento de outros idiomas.
Cuidados do Fortnite para crianças
Ainda que seja um jogo popular e com uma forte comunidade bem investida, o Fortnite ainda merece atenção dos pais. Procure ficar atento principalmente às conversas que seu filho tem enquanto brinca, para evitar que ele seja exposto a conteúdo impróprio. Cuide também para impor limites de tempo no Fortnite para crianças, impedindo o uso excessivo do videogame.
Fortnite está disponível para diversas plataformas, desde PlayStation até smartphones. O universo do jogo também ganhou inúmeros brinquedos para agradar os pequenos mesmo quando estão longe dos eletrônicos. Conheça-os clicando aqui!