Registrar o crescimento dos filhos é um dos maiores passatempos dos pais — vê-los voltar da escola, brincar com o cachorro e até escovar os dentes têm um significado muito especial. Contudo será que postar as fotos do filho na internet é um hábito seguro?
Manter essa prática, sem os devidos cuidados, pode trazer sérios riscos para toda a família, especialmente para as crianças. Isso, porque a internet é um conjunto de redes interligadas, ou seja, diversas pessoas podem ter acesso a tudo o que você compartilha, inclusive indivíduos mal-intencionados.
Por isso, é muito importante proteger as crianças dessa exposição e de possíveis crimes que acontecem no meio virtual. Neste texto, falaremos sobre algumas fotos que os pais devem evitar compartilhar nas redes sociais e também como proteger os pequenos nessa era digital. Veja!
Quais os tipos de fotos do filho não devem ser postadas na internet?
Como mencionamos, a internet é um lugar em que muita gente compartilha e troca informações. O problema disso é que pessoas com moral duvidosa podem ter acesso a dados pessoais da sua família, seja pelo uniforme escolar do seu filho ou por um detalhe de algum local que você frequenta. Confira algumas fotos das crianças que não devem ser postadas nas redes sociais.
Hora do banho
Fotos dos filhos na hora do banho, na piscina ou mesmo no momento da troca de fralda não devem ser compartilhadas nas redes. Esse tipo de exposição do corpo da criança pode cair nas mãos de pedófilos e serem usadas para fins sexuais.
Por mais horrível que pareça, uma vez que as imagens são postadas, não há garantia de que ela será deletada ou de quem terá acesso a ela.
Crianças doentes
Não existe problema algum em tirar uma foto da criança quando ela está doentinha e mandar para os avós ou algum familiar próximo. Todavia essas fotos não devem ser postadas em redes sociais.
Esse momento de fragilidade do pequeno deve ser respeitado, principalmente por sua privacidade. Além do mais, situações particulares da criança podem causar constrangimentos para ela no futuro.
Fotos com informações pessoais
Outro tipo de foto do filho que os pais devem evitar são aquelas que tenham o uniforme da escola, modelo do carro da família, nome da rua, fachada de prédios ou marcações de locais em tempo real. Todos esses dados postados online servem de portfólio para alguém com intenções duvidosas.
Por meio disso essas pessoas podem descobrir o locam onde a criança estuda, o período, onde mora e até os locais que a família frequenta. O ideal é ficar atento a qualquer dado nas fotos e evitar essa exposição a todo custo.
Como proteger os filhos nesse mundo digital?
Os filhos são os maiores tesouros dos pais e devem ser protegidos. Dessa maneira, para preservar a imagem das crianças, modifique as configurações das suas redes sociais. Tanto o Facebook quanto o Instagram têm a opção de publicar apenas para amigos ou para um grupo específico.
Além disso, outras dicas também contribuem com a segurança das crianças e da família, veja:
- sempre que sair, compartilhe sua localização com outro responsável;
- sempre avise alguém antes de sair de casa;
- antes de postar fotos do filho, certifique-se de que não ela não tenha nenhuma informação pessoal que revele dados da rotina familiar;
- evite mostrar sua localização em tempo real em locais que a família frequenta (escola, restaurantes etc);
- não poste fotos que exponham o corpo da criança;
- mantenha os perfis em redes sociais sempre privados e selecione os amigos que poderão ver as fotos das crianças.
No mais, mesmo que cada ação do pequeno seja uma fofura e você tenha vontade de compartilhar com todo mundo, faça com consciência. Tenha sempre cuidado antes de postar fotos do filho, afinal preservar a segurança da família deve ser sempre prioridade.
E ai, gostou das nossas dicas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos que também têm filhos pequenos a importância de proteger as crianças nas redes sociais!