As melhores dicas para tirar fotos perfeitas dos filhos

As melhores dicas para tirar fotos dos filhos
5 minutos para ler

Se você é pai ou mãe, provavelmente ama tirar fotos dos filhos fazendo absolutamente tudo, não é mesmo?

Queremos registrar cada momento dos nossos pequenos para não perder nenhum detalhe. E como é bom podermos olhar a galeria do celular durante o dia e matar a saudade enquanto estamos longe!

Agora, se você quiser elevar o nível das fotos que tira para ter belos momentos eternizados, a JC Kids preparou este artigo com algumas dicas essenciais para tirar as fotos perfeitas dos filhos. Confira!

Antes de mais nada: iluminação!

A iluminação é um dos pontos mais importantes para tirar boas fotos. Ao mesmo tempo em que ela pode te render ótimas fotos dos pequenos, sua falta ou excesso também podem prejudicar os registros.

Por isso, use a iluminação a seu favor na hora de fotografar! Prefira sempre ambientes externos ou bem iluminados antes de usar o flash. 

Quando for fotografar, posicione-se entre a luz e o objeto a ser fotografado, de modo que você fique de costas para a fonte de iluminação enquanto seus filhos fiquem de frente para ela. 
Uma boa iluminação natural pode realçar os tons da foto, dependendo do nível de exposição. Assim, os melhores horários para fazer fotos são a primeira hora da manhã e antes do pôr-do-sol, durante a famosa “hora dourada”.

Organize o plano de fundo das fotos de seus filhos

Além de dominar técnicas de fotografia ou poses, a composição da foto também é essencial. Agora estamos falando do cenário!

Imagine que você conseguiu uma boa iluminação, seus filhos colaboraram com o momento e você registrou o clique perfeito! Mas atrás da foto havia pessoas andando ou um ambiente desarrumado e a foto não ficou tão boa quanto poderia.

Essa impressão que temos acontece porque as fotos costumam contar histórias e o cenário é um grande personagem dessa narrativa. Por isso, procure sempre considerar o fundo de suas composições na hora de fotografar.

Prefira cenários com fundos mais sólidos ao invés daqueles que possuem muitas informações, assim, o foco fica no personagem principal: seus pequenos!

Momento certo

Muitas vezes as crianças não têm tanta paciência para ficarem paradinhas sorrindo enquanto fotografamos. Além disso, elas costumam ficar facilmente irritadas se estiverem desconfortáveis.

Sendo assim, procure o momento certo para exigir a colaboração delas. É uma boa ideia, por exemplo, fotografá-las depois de serem alimentadas ou de terem tirado um cochilo, assim, o bom humor prevalece.

Tirar a foto perfeita dos seus filhos exige paciência. Por isso, relaxe e curta o momento do registro!

Aposte na naturalidade

E, para que seus filhos fiquem ainda mais à vontade, esqueça as poses! O que vale, principalmente nas fotos caseiras, é registrar o momento da maneira mais natural possível.

Para que isso aconteça, uma boa dica é vestir os pequenos com roupas confortáveis para que eles possam ter a liberdade de agir naturalmente. As roupas complicadas podem deixá-los irritados e crianças irritadas farão caretas. Não é isso que queremos, não é mesmo?

Também é interessante registrá-los enquanto fazem as atividades do cotidiano. Por exemplo, enquanto brincam com seus irmãos, comem, desenham ou estão com seus brinquedos favoritos. Assim, as crianças não ficam sob a pressão de serem fotografadas e você pode eternizar momentos significativos de seus pequenos.

Quer encontrar o brinquedo perfeito para o seu filho? No site da JC Kids contamos com uma calculadora que encontra o presente perfeito de acordo com a idade, gênero, estilo de brincar e faixa de preço. Confira!

Ângulos e posições devem ser explorados

O melhor ângulo para tirar fotos dos filhos é se colocando no mesmo nível deles, ou seja, abaixando levemente. Você pode se sentar ao chão ou até mesmo se afastar se quiser um registro mais amplo da paisagem. O importante é não ficar exageradamente acima delas.

No entanto, pode ser divertido explorar outros ângulos. Fotos tiradas de perto mostram os traços dos pequenos, características das quais você com certeza quer se lembrar no futuro. 

Além disso, posicionar as crianças perto de um objeto grande também pode ser interessante para uma foto. Ao fazê-lo, você coloca a altura delas em perspectiva em relação ao objeto, criando memórias sobre o quanto aquele pequeno da foto hoje é grande.

Para quando as fotos forem em família

Mas e quando você também quiser fazer parte das fotos dos filhos? 

Tirar uma selfie é uma ótima solução para as fotos em família, principalmente por poder verificar se todos se enquadram na tela enquanto tira a foto. E para a modalidade, as regras de posicionamento, cenário e, principalmente, de iluminação também são válidas.

Porém, também é legal sair do óbvio, concorda comigo? Por isso, é interessante explorar a ferramenta de temporizador! Qualquer smartphone hoje em dia possui a opção de programar para que a foto seja feita em alguns segundos. É nesse momento que você deve sair correndo e se posicionar para a foto.

As vantagens de usar o temporizador são inúmeras. A principal delas é que a câmera traseira consegue capturar fotos com maior qualidade, além da possibilidade de programar melhor os componentes da foto.

Agora, que tal explorar novas posições? Uma ótima ideia são as fotos na escada. Ao posicionar as pessoas em níveis diferentes, não há perigo de sobreposição!
São muitas possibilidades.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro das novidades de brinquedos e receber ideias para novas brincadeiras para fazer com as crianças, acompanhe nosso blog e assine a nossa newsletter clicando aqui!

Você também pode gostar

Deixe um comentário