A geração z compreende os jovens nascidos na década de 90, a partir do ano de 1995 e até 2010. Essa geração não conhece o mundo sem internet, computadores e celulares, e nunca se separa deles. Esses jovens são caracterizados por estarem sempre conectados e quererem tudo para ontem.
Entretanto, você sabe que essa geração precisa de cuidados diferentes? Sabia também que existe um lado positivo e negativo de estarem sempre on-line?
Sendo assim, reunimos as principais informações sobre a geração z e como lidar com esses jovens. Acompanhe:
O modo de agir da geração z
Essa geração nasceu no auge da internet no Brasil, sendo assim, a popularidade na sociedade é medida por likes nas redes sociais e a quantidade de amigos virtuais. Com isso, esses jovens dominam todos os tipos de novas tecnologias digitais e não imaginam um mundo off-line.
Entretanto, eles apresentam um comportamento mais exigente. São críticos e até mesmo céticos, não aceitando seguir regras e hierarquias, o que deve ser motivo de atenção dos pais.
Questionamentos precoces
A geração z é mais independente e tem pais mais liberais do que os anteriores a essa geração. Com isso, a dificuldade em cumprir horários e normas também é dificultada. Isso se dá, principalmente, porque são ótimos questionadores e possuem respostas na ponta da língua.
Com a rapidez das informações, o que era novidade ou motivo de alarme para os pais, para eles não é novidade. Além disso, esses jovens são extremamente imediatistas.
Lado positivo e negativo
A constante conectividade desses jovens quando usada para o bem, pode ser muito benéfica não só para eles, como para toda a sociedade.
Como? A geração z entende muito bem sobre novas tecnologias e como elas funcionam. Assim, esse conhecimento pode ser usado para estudar, compartilhar informações e realizar pesquisas que venham a criar novas facilidades para o mundo.
Entretanto, esse conhecimento também pode ser usado para o mal, como acontece com a divulgação de materiais e informações ilegais e até mesmo de prostituição. Como tudo na vida, saber usar o conhecimento e habilidade é a linha que mede o bom do ruim, o benéfico do maléfico.
Com isso, a tarefa dos pais é transformar esses jovens em adultos competentes e corretos, independentemente do seu comportamento ou capacidades.
Sendo assim, vamos listar a seguir 5 dicas de como você poder lidar com a geração z. Confira:
1. Desligue o telefone
Esses jovens estão sempre com o celular e computadores prontos para serem usados. Desse modo, o hábito de telefonar já se tornou arcaico. Sendo assim, prefira entrar em contato mandando mensagens de texto, pelo chat por redes sociais ou por aplicativos para mensagens.
2. Fale mais rápido
Na geração z, tudo é processado muito rápido, sendo que tudo que é lento não é de importância desses jovens. A dica é não mandar mensagens ou áudios muito longos, indo direto ao ponto.
3. Deixe-os sozinhos
Como dito, os jovens conectados são muito independentes. Então, deixe-os sozinhos, com certeza eles resolverão os problemas sem precisar da sua ajuda. No entanto, esteja sempre por perto supervisionando.
4. Escute-os
A geração z está sempre compartilhando seus momentos e sobre quem são, basta escutá-los e observá-los.
5. Atualize-se
Uma das redes sociais mais conhecidas é o Facebook, não é mesmo? Contudo, essa rede foi lançada em 2007, ou seja, a geração z ainda era muito pequena. Com isso, esses jovens não têm tanto o costume de usar essa plataforma. Então, caso queira se conectar com eles e se comunicar, prefira as redes sociais mais atualizadas e recentes.
A geração z é muito inteligente e seus jovens podem se tornar grandes e prodígios adultos para as gerações futuras.
Que tal começar a estimular a aprendizagem do seu filho desde pequeno? Confira nossas opções de brinquedos educativos.