Qual a importância da brincadeira para o desenvolvimento de bebês?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A rotina com um bebê é muito cansativa. Afinal, crianças são muito dependentes dos responsáveis. Contudo, entre as atribuições de cuidados, está a necessidade de brincadeiras e conversas com os bebês. Esses podem ser até momentos relaxantes para os pais. Veja a importância da brincadeira com as crianças.

O brincar é natural dos bebês, pois é mais um processo de aprendizado e descoberta do mundo ao seu redor. Unir o aprendizado com brincadeiras, se torna uma atividade prazerosa para os pequenos.

A importância da brincadeira é tão grande que é brincando que a criança pode ser estimulada à fala, por exemplo.

Saiba mais sobre a importância da brincadeira na rotina de uma criança.

Estimula a cognição

Tanto bebês quanto crianças maiores aprendem repetindo palavras e gestos dos pais. Ao conversar com o bebê, ele percebe como a sua boca se mexe e pode repetir o tom de voz, respondendo da sua forma. Ao desenvolver mais a fala, ele começa a repetir as frases que ouve.

A cognição também é estimulada quando o bebê reconhece a si mesmo e aos pais diante do espelho. Ele olha suas mãos e pés, e aprende a identificar objetos que pertencem ao universo dele, como brinquedos.

Desenvolve a coordenação motora

Ao ter consciência de seu corpo, ainda na primeira infância, é comum que crianças queiram segurar objetos, andar, correr e participar mais de outras atividades. Seu nível de disposição aumenta conforme cresce. A coordenação motora deve ser estimulada nos primeiros anos de vida.

Ao oferecer brinquedos para as crianças manusearem, indicados para a idade delas, os movimentos das mãos e braços são trabalhados. Deixar as crianças pequenas em um ambiente seguro, como um tatame de uso infantil, permite que elas se desloquem com mais conforto, desenvolvendo mais o andar.

Auxilia no convívio social

Pode ser difícil nos primeiros anos de uma criança, a separação por algumas horas, como acontece quando eles começam a entrar em creches eu escolas. Entretanto, o convívio social com outras crianças é muito importante para a educação e para o desenvolvimento emocional da criança.

Com outras crianças, ela pode aprender novas brincadeiras e colocar em prática o respeito, a empatia e a formação de laços de amizade. Mesmo antes da idade escolar, quando ainda são bebês, é saudável apresentar outras crianças da mesma idade, para que a socialização ocorra de forma gradual e ela possa não sofrer tanto com a separação na hora ficar com outras crianças.

Ativa a criatividade

A criatividade é aprendida por todos, devido às atividades com as quais estimulam o seu cérebro a surgir com novas ideias. O raciocínio pedido em alguns jogos para crianças ajuda a ativar a criatividade, especialmente as que elas podem criar mais livremente, como no caso de desenhos.

Como a criança ainda está conhecendo, pouco a pouco o funcionamento do mundo, é comum que ela crie histórias, personagens e situações que, muitas vezes, não fazem parte da realidade. Você pode incentivá-la a desenhar ou escrever sobre essas histórias!

Ao falar sobre a importância da brincadeira, não poderíamos deixar de citar o quanto ela pode ser educativa e para auxiliar na escola. É o caso de jogos onde seu filho pode aprender mais sobre matemática, ciência, português e literatura, entre tantos outros temas, de uma maneira leve e divertida.

Gostou de saber da importância da brincadeira para o desenvolvimento de uma criança? Saiba como ensinar inglês brincando com ela.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário