Incentivar a leitura desde cedo fica mais fácil com estas dicas! Incentivar a leitura desde cedo fica mais fácil com estas dicas!

Incentivar a leitura desde cedo fica mais fácil com estas dicas!

4 minutos para ler

Ler é uma atividade muito enriquecedora para as crianças e também para os adultos. A leitura estimula a atenção, a criatividade, dá asas à imaginação e ajuda nas habilidades linguísticas. Porém, incentivar a leitura nem sempre é considerada uma tarefa fácil pelos pais.

Os livros competem pela atenção das crianças contra inimigos poderosos: a televisão, o videogame, o computador, o celular. Como vencer essa batalha a favor dos livros? Confira algumas dicas abaixo e boa leitura!

1. Dar o exemplo

Os pais devem ler em suas horas vagas, mostrar à criança que a leitura pode ser uma atividade prazerosa.

Quando os pais não têm esse hábito, a criança geralmente não terá referências de leitura fora da escola. Ela pode considerar os livros apenas como parte das atividades escolares e até mesmo desenvolver repulsa por eles.

Ter contato com livros e outros materiais de leitura fora do ambiente escolar ajuda a evitar esse problema. A criança começará a encarar a leitura como uma atividade não somente de aprendizado, mas também de lazer.

2. Ter um cantinho da leitura em casa

É importante disponibilizar em casa um cantinho exclusivo de leitura. Pode ser em um baú, uma caixa ou uma estante, desde que seja de fácil acesso.

A criança deve sentir que pode usar os livros, revistas, jornais, quando quiser. Esses materiais devem estar sempre ao alcance dela.

Ensine seu filho a ter cuidado com os livros: não rasgar, não dobrar, não rabiscar as folhas. Porém, sem proibir ou repreender. A relação da criança com os livros deve ser lúdica.

3. Ler com a criança

Não basta ter os livros por perto: eles precisam ser lidos. Não espere a criança manifestar interesse por si só, mas convide-a para ler.

Alguns pais têm o hábito de ler à noite para as crianças pequenas, antes de dormir. É um costume excelente, com o qual os pais podem continuar enquanto elas crescem.

Ler histórias de aventuras, contos de fadas, gibis de super-heróis, fazer dramatizações: as crianças adoram! A criança pode escolher suas histórias favoritas ou os pais podem sugerir novas leituras.

Com carinho e criatividade, ler juntos será uma experiência muito divertida para pais e filhos!

4. Oferecer vários formatos e estilos de leitura

A criança pode ficar entediada lendo sempre as mesmas coisas. Leve-a para visitar livrarias e bibliotecas, deixe que escolha tipos diferentes de leitura, procure trazer histórias e conceitos novos para que ela amplie sua visão de mundo.

Procure também, ter em casa, além de livros, jornais, revistas, histórias em quadrinhos, entre outros. Ter acesso a esses materiais ajuda a criança a se familiarizar com diferentes estilos de leitura e faz com que ler seja uma atividade sempre interessante.

5. Acompanhar as sugestões da escola

O educador deve sempre incentivar seus alunos a ler, oferecendo literatura adequada à faixa etária da criança. Os pais podem e devem acompanhar esse processo, pedindo informação aos professores em caso de dúvidas.

Pergunte ao seu filho sobre os livros que estão sendo lidos em sala, manifeste interesse por suas leituras.

Deixe que a criança leve seus livros preferidos à escola e procure incentivá-la a trazer livros diferentes para ler em casa.

Com essas dicas simples, você pode incentivar a leitura em sua casa, fazendo seus filhos se transportarem a um mundo de magia, sonho e cultura.

Nossas dicas sobre como incentivar a leitura foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos como esse em sua caixa de entrada!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário