Instrumentos musicais: saiba como eles beneficiam o seu filho!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Não é à toa que muitos brinquedos educativos para bebês e crianças pequenas fazem barulhos e têm músicas. Essa é a fase da vida caracterizada pelas descobertas sensoriais, ou seja, do desenvolvimento. É quando eles percebem os sons com maior consistência e respondem com mais estímulo.

Um contato mais direto com a música ajuda a criança a desenvolver características próprias com mais facilidade, como a disciplina, a criatividade, a paciência, a memória e a coordenação motora. Para isso, os instrumentos musicais para crianças podem ser benéficos de diversas formas.

No post de hoje, confira algumas das principais vantagens que esse tipo de brinquedo proporciona às crianças:

Cria disciplina

Para obter e melhorar as suas aptidões com um instrumento, a criança precisa exercitar regularmente. Se ela reserva um tempo todos os dias para essa prática, aprende a administrar o seu tempo e cria a disciplina de se esforçar para realizar suas tarefas.

Além disso, algumas pesquisas mostram que as crianças que aprendem música tendem a se sair melhor em matérias como a matemática, quando mais velhas.

Ensina a terem paciência

Crianças são naturalmente ansiosas. Por exemplo, quando elas querem algo, é sempre para o momento imediato. Os instrumentos musicais também ajudam nesse sentido.

Ao aprenderem a tocar algo em um instrumento, elas percebem que não conseguem executar uma canção em um só dia, mesmo que sejam muito habilidosas. É necessário um prazo e elas aprendem que esse progresso não pode ser precipitado.

Desenvolve a coordenação motora

Mini violões e outros instrumentos de cordas como pianos e contrabaixos pedem que as mãos façam movimentos diferentes, ao mesmo tempo. Isso ajuda que a coordenação motora se desenvolva, com o próprio empenho da criança.

Só de conseguir segurar sozinha um instrumento, já faz com que a ela exercite e desenvolva os músculos menores. Tocando, ela está utilizando outros grandes músculos do corpo ao mesmo tempo.

Estimula a criatividade

A criatividade é um dos principais fundamentos da música. Ela é a responsável pela criação dos arranjos, composições, improvisações e melodias.

Aprender a desenvolver o lado criativo desenvolve a sensibilidade nas crianças, ajuda no conhecimento de suas capacidades e faz com que elas criem coisas novas. Pode ser um acorde de duas notas ou uma canção com poucas palavras.

Aguça a memória

Alguns elementos presentes na música como timbre, tempo e tom fazem com que as crianças que tocam algum instrumento desenvolvam mais rapidamente a memória.

Por exemplo, para afinar um instrumento é necessário se lembrar do som da nota. Especialistas ainda afirmam que aprender uma música ou cantar estimula a memória sequencial.

São muitos os benefícios para as crianças que têm o interesse pela música incentivado desde cedo. Além dos citados acima, podemos citar ainda o foco, o contato com outras culturas, o desenvolvimento da linguagem, o trabalho em grupo, a aprendizagem do alfabeto e o aumento da autoestima.

Gostou de saber sobre as vantagens dos instrumentos musicais para crianças? Então aproveite e confira também nosso post com alguns jogos para se divertir com a família toda!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário