Jogo da memória para crianças: Conheça aqui os benefícios dessa brincadeira

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Brincadeiras, jogos e passatempos são ótimos métodos de aprendizado para os pequenos. Quando são educativos, além de entreter a garotada por um bom tempo, também ajudam no desenvolvimento de diversas habilidades que serão levadas para a vida inteira. O jogo da memória para crianças é um deles.

Além de fácil de entender, o jogo pode ser feito em casa. É preciso de alguns pedaços de papelão recortados em tamanhos iguais, com figuras coladas em peças que formem pares. Ele também pode ser encontrado com facilidade em lojas de brinquedos e não custa caro.

A dinâmica do jogo é bem simples: todas as peças são viradas de cabeça para baixo e cada jogador, na sua vez, poderá desvirar duas delas — se forem iguais, elas saem da brincadeira. Ganha aquele que conseguir formar mais pares.

São inúmeros os benefícios do jogo da memória para crianças e, neste post, você conhecerá os principais deles. Continue a leitura!

Desenvolve raciocínio lógico

O modo de funcionamento do jogo estimula a criança a pensar de modo lógico. Isso porque ela entende que, se uma peça virada anteriormente — mas que não formou o par com outra — está no mesmo lugar, ela poderá ser aberta novamente quando o seu par for encontrado. Desse modo, ela desenvolve a capacidade de pensar logicamente.

Ajuda na memorização rápida

Quando a criança busca na memória o posicionamento de uma peça que já foi vista antes, ela está ensinando ao próprio cérebro a vasculhar suas lembranças para encontrar o que ela deseja. Assim como um músculo que se desenvolve com exercícios físicos, a memória também é fortalecida quando exercitada.

Powered by Rock Convert

Quanto mais a criança jogar, mais rapidamente o cérebro dela funcionará no resgate de uma lembrança.

Colabora com a memória fotográfica

A memória trabalha com o armazenamento de imagens. Quanto mais peças forem vistas, maior será o repertório visual da criança. Isso aumenta a quantidade de representações visuais que poderão ser resgatadas na memória dela.

Ou seja, além de estimular a rapidez na lembrança, também aumentará a quantidade de imagens que a criança será capaz de reconhecer, mesmo fora do jogo.

Auxilia no aumento da concentração

Para ter como lembrar onde está cada uma das peças quando estiverem viradas com a face para baixo, a criança se mantém atenta a todas as jogadas de todos os jogadores. Desse modo, ela está treinando o próprio cérebro para se manter sempre focado.

Estimula a capacidade de comunicação da criança

Ao brincar com outras crianças, os pequenos aprendem a se comunicar, sendo estimuladas a criar vínculos afetivos com os amiguinhos. Elas descobrem como interagir socialmente, conversando e reconhecendo as expressões faciais e corporais dos colegas.

Além de todos esses benefícios que você acabou de ler, o jogo da memória para crianças ainda proporciona bons momentos de interação familiar e social, fazendo com que todos percebam o quanto os passatempos offline também são gostosos e divertidos.

Se animou para apresentar o jogo aos seus pequenos? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba quais opções temos a oferecer, não somente do jogo da memória, mas também de diversos outros brinquedos educativos.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário