Jogo Genius: Compreenda como ele pode estimular o desenvolvimento das crianças

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Jogos e brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento infantil. O Jogo Genius, muito conhecido pela geração dos anos 80, cumpre bem essa função. Afinal, é um jogo de memória que estimula bastante as crianças, sendo importante em todas as etapas da infância, estimulando habilidades diferentes de acordo com a idade da criança.  

Se você não conhece ou não se lembra do Jogo Genius, veja algumas informações sobre ele e seu papel no desenvolvimento das crianças!

O Jogo Genius

Um brinquedo que traz um lado educativo e desenvolve a memória e os reflexos da criança: esse é um bom resumo para o Jogo Genius. Fisicamente, ele se parece um disco voador, pois é redondo e tem 4 painéis coloridos. Além disso, seu funcionamento é bastante simples.

No modo 1, uma cor pisca e emite um som. O jogador deve apertar a mesma cor. Em seguida, a cor se repete e é seguida de outra cor. O jogador deve repetir a sequência na ordem certa. E assim por diante, até que o jogador erre. Na maior dificuldade do Jogo Genius, é possível atingir 31 sequências. Se alguém conseguir, temos um vencedor!

Nos modos 2 e 3, é possível jogar de forma coletiva. O modo 2 permite ao jogador criar sua própria sequência. O Genius dá o primeiro sinal, o jogador o repete e incrementa seu próprio sinal na sequência. Em seguida, sem esperar um novo toque, deve repetir a primeira sequência e incrementar mais um. O modo 3 envolve de 2 a 4 jogadores. Cada um escolhe uma cor de lente e deverá pressionar somente ela durante o jogo.

Powered by Rock Convert

O Jogo Genius e o desenvolvimento da memória

O conceito do Jogo Genius já demonstra como ele é importante para a memória, certo? Decorar uma sequência de cores, até atingir 31? Só para os mais experts! O interessante do jogo é que ele se baseia em estímulos visuais, permitindo que as crianças desenvolvam a concentração e a memorização. Inclusive os menores, que já são capazes de reconhecer as cores.

O jogo também desenvolve a capacidade de raciocínio lógico e rapidez. O Genius dá somente 5 segundos entre os sinais sonoros e visuais para que uma ação seja tomada. Com isso, os pequenos passam a desenvolver sua capacidade de tomar decisões de forma ágil, contribuindo até para seu desempenho em provas da escola e outras atividades desafiadoras para eles.

Sociabilidade

Por permitir os jogos coletivos, o Genius também estimula a sociabilidade das crianças. Ao mesmo tempo em que estão atentos para não errar, surge o sentimento de competitividade em relação ao grupo de forma lúdica. Inclusive, vale até desafiar papais e mamães a acertarem mais sequências!

O Jogo Genius e os demais jogos educativos são fundamentais estimular as crianças a desenvolverem suas habilidades. Em uma época tomada pelo ambiente digital, eles ganham ainda mais importância. São verdadeiras ferramentas que priorizam o desenvolvimento motor e cognitivo dos pequenos. E os pais têm papel relevante ao inserir os jogos na rotina!

Que tal compartilhar o conteúdo nas redes sociais para que outros pais compreendam como os jogos são importantes para estimular as crianças?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário