Competir pela atenção dos filhos com smartphones, videogames, tablets e a Netflix não tem sido uma tarefa muito simples, tem?
Com o excesso de tecnologia, as crianças acabam se distanciando do ambiente e ficando um tanto imediatistas e superficiais. Por conta disso, essa geração Y, tida como “nativos digitais”, não é tão adepta a brincadeiras e brinquedos clássicos como as outras gerações eram.
Mas, é de conhecimento geral que brincar e interagir com a família e amigos têm o poder de melhorar o desenvolvimento social e cognitivo dos pequenos. É fundamental, portanto, que os responsáveis resgatem as tradições das brincadeiras analógicas para as crianças, pois elas podem ser essenciais para a formação dos seus filhos.
Dentre todas as brincadeiras tradicionais que podemos pensar em apresentar aos nossos filhos, os jogos de tabuleiro são uma opção interessante. Pensando nisso, a JC Kids preparou este artigo para te contar quais são os benefícios dos jogos de tabuleiro para crianças!
1. São bons para o cérebro
Jogos desse tipo moldam a forma de raciocínio e produzem efeitos bem positivos no cérebro, devido ao seu poder de concentração que exercem nos participantes.
O xadrez, por exemplo, tem a capacidade de estimular o pensamento crítico, construir disciplina, paciência e análise de consequências, além de exercitar a memória e as habilidades de tomada de decisão.
2. Ajudam no aprendizado
Os principais fatores que devem ser explorados na primeira infância são a criatividade e o raciocínio lógico, pois determinam boa parte da personalidade das crianças e as ajudam a lidar com as diversas situações que a vida poderá trazer.
Assim, essas brincadeiras clássicas se tornam fundamentais no desenvolvimento e na formação das crianças, justamente pelas suas características lúdicas e sua importância pedagógica.
Os conhecimentos que as crianças mais novas adquirem com essas brincadeiras transformam a percepção do mundo delas e auxiliam na resolução de problemas.
Alguns jogos de tabuleiro infantis até ajudam a desenvolver o gosto pela matemática! O famoso Banco Imobiliário é prova disso. Por ensinar como lidar com dinheiro e o curto orçamento, o jogo, que é indicado para crianças a partir dos oito anos de idade, estimula o olhar estratégico.
3. Melhoram as relações sociais
A integração social com outras crianças é outra peça-chave para um desenvolvimento saudável e precioso entre os pequenos.
Nesse sentido, jogos de tabuleiro para crianças geram competitividade e, muitas vezes, um espírito de equipe. Até quando há apenas um vencedor, no fim das contas, ninguém perde: a diversão e o aprendizado se sobressaem.
Essa socialização será capaz de constituir comportamentos e noções de cooperação, autocontrole e honestidade a cada partida. No ambiente escolar, isso gera facilidade na compreensão de conteúdos e no processo comunicativo das crianças.
Um exemplo que estimula bastante a criatividade, a imaginação e a sociabilidade é o jogo Imitatrix. Nele, ganha quem se der melhor nas mímicas e nas imitações para chegar ao fim do tabuleiro. Com certeza, não faltarão risadas!
4. Auxiliam as relações familiares
Pais e mães têm sempre a preocupação de saber como está a evolução intelectual e moral dos seus filhos, e não costumam medir esforços para dar a eles o que há de melhor em matéria de educação.
Porém, a vida corrida do dia a dia, o estresse do trabalho e outras inúmeras situações da vida adulta acabam limitando o precioso tempo com os filhos.
Sendo assim, compartilhar um momento de brincadeira com jogos de tabuleiro é uma maneira de ter um tempo de qualidade com o seu filho.
Sabemos que estreitar esses laços com os filhos é fundamental para desenvolver a autoestima, a segurança e o respeito dos pequenos ao próximo.
Quanto a isso, uma opção interessante é o Jogo da Vida. Capaz de entreter toda a família por diversas horas simulando situações que ocorrem durante a vida adulta, cada jogador precisa aprender a se portar e administrar os próprios problemas.
É uma ótima oportunidade para os responsáveis ensinarem algumas lições valiosas sobre a vida real e, assim, se divertirem com os pequenos enquanto jogam.
5. Ensinam a ganhar e a perder
Perder faz parte da experiência humana. Ao longo do seu desenvolvimento e autodescoberta, as crianças podem passar por diversas etapas em que se torna necessário agir com perseverança e resistência para angariar conquistas e dominar novos conhecimentos.
Então, se a sensação de vitória e perda forem trabalhados em um contexto mais descontraído, entre amigos e familiares, situações como essa não serão tão duras para os pequenos quando forem vivenciadas em outros ambientes.
Assim, compreender que as vitórias e derrotas fazem parte da vida e que devemos tirar lições das nossas experiências vão preparar o seu filho para os desafios do futuro.
Lembre-se: ainda que a ocasião dos jogos de tabuleiros para crianças seja vista como um lazer despretensioso, os ganhos emocionais desenvolvidos ali têm profundo impacto para que o seu filho aprenda a administrar suas emoções e sentimentos de forma saudável e equilibrada.
6. Promovem o refinamento da coordenação olho-mão
Utilizar a percepção visual e as mãos ao mesmo tempo é considerada uma capacidade motora fina.
O domínio dessa coordenação é mais frequentemente observada em crianças que praticam atividades manuais, como a pintura, ou que aprendem a tocar instrumentos musicais desde cedo.
Entretanto, o refinamento da psicomotricidade é realizado em atividades que exigem concentração, atenção visual e uso das mãos. E muitos exercícios que são executados de forma natural pelos pequenos contribuem para isso. Os jogos de tabuleiro, por exemplo, são um dos recursos mais acessíveis nesse sentido.
Muitas pessoas em idade adulta não apresentam um nível elevado de domínio desse tipo de coordenação. Portanto, quanto maior for o contato que o seu filho tiver com atividades que auxiliem esse desenvolvimento, mais vantagem e facilidade ele apresentará no decorrer da sua vida.
7. Estimulam o senso de responsabilidade
Durante os jogos, o seu filho se torna responsável por um conjunto de recursos, que precisa ser administrado, coordenado e empregado da maneira mais estratégica possível.
Assim, ainda que se trate de uma situação fantasiosa, o senso de responsabilidade pode ser cultivado.
Outro ponto relevante é que a sensação de deter a tomada de decisão, bem como a responsabilidade em vencer usando estratégias, forma um contexto propício para cultivar as habilidades de liderança.
Em momentos como esse, o seu filho pode vivenciar na prática a importância de ter responsabilidade e ponderar sobre quais são as melhores decisões para si e para a sua equipe.
Além disso, a argumentação em defesa do seu ponto de vista e das escolhas realizadas é um benefício que poderá ser observado em outros ambientes, como o escolar e o doméstico.
Diante de tudo isso, a conclusão é que os benefícios dos jogos de tabuleiro para crianças são essenciais para o seu desenvolvimento comportamental e intelectual.
Afinal, unir diversão com aprendizado para oferecer atividades dinâmicas e interessantes às crianças é sempre o melhor caminho para promover a evolução das suas habilidades!
Então, gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios dos jogos de tabuleiro para as crianças? Agora, aproveite para conhecer algumas opções incríveis de brinquedos estratégicos para o seu filho!