7 dicas de jogos para se divertir com a família toda

7 minutos para ler

Os momentos em família são muito especiais e importantes — principalmente para as crianças, que precisam estar perto dos pais para que tenham um bom desenvolvimento. Para tornar essas ocasiões mais divertidas, você pode apostar em jogos que são ideais para pessoas de todas as idades.

O mercado oferece uma grande variedade de opções, como os brinquedos didáticos e os clássicos jogos de tabuleiro. Além disso, se não quiser investir na compra de tais itens, é possível fazer brincadeiras com objetos que você já tem em casa.

Antes de listarmos 7 sugestões de jogos para a família toda, vamos falar um pouco sobre a importância de desfrutar desses momentos e os benefícios de brincar com os filhos. Continue a leitura! 

Por que brincar com os filhos?

Tirar um tempo para brincar com os pequenos é fundamental por uma série de motivos. Além de auxiliar no desenvolvimento da criança, trata-se de uma ótima maneira de colecionar momentos em família. E as vantagens não param por aí, como veremos a seguir.

Acompanhar de perto as dificuldades dos seus filhos

Brincando, é possível acompanhar o desenvolvimento e as dificuldades dos filhos de perto. Afinal, as brincadeiras estimulam o fortalecimento de muitas habilidades, que serão testadas nesses momentos.

Jogando Imagem e Ação, você consegue perceber se a criança tem aptidão para o desenho ou mais dificuldades do que alguém da mesma idade. Esse é apenas um exemplo, mas todos os jogos e brincadeiras exploram alguma potencialidade e, portanto, servem para a observação.

Se identificar alguma dificuldade maior do que o normal, vale a pena estimular seu filho a desenvolvê-la ou procurar a origem do problema, contatando a escola e, em último caso, um médico. Muitas vezes, tais quadros são advindos de algo físico, como problemas de visão ou audição.

Estreitar a relação familiar

Não é somente para detectar problemas que os jogos para a família toda servem. Eles também são uma excelente oportunidade de passar um bom tempo juntos, se divertindo e fazendo algo que com certeza as crianças vão amar.

Procure escolher brincadeiras das quais seus filhos gostem e torne o momento agradável. Mostre que a diversão é mais importante do que vencer.

Você também pode preparar lanches especiais para esses dias e até aproveitar a ocasião para cozinhar com os pequenos, estreitando ainda mais a relação entre vocês. Com certeza, momentos como esses serão lembrados para sempre pelas crianças!

Auxiliar no desenvolvimento da criança

Acompanhando os momentos de brincadeira, os pais também conseguem auxiliar no desenvolvimento dos filhos. Afinal, quando ocorrem com a supervisão e o auxílio dos adultos, eles podem extrair o melhor do potencial das crianças.

No Banco Imobiliário, por exemplo, você vai ajudar seu filho com a matemática. Já em jogos como Cara a Cara ou Detetive, é o raciocínio lógico que precisa ser estimulado. Portanto, você pode aproveitar a ocasião da brincadeira para estimular o aprendizado e fazer com que os pequenos desenvolvam as habilidades exigidas pelos jogos.

Para tanto, lembre-se de ficar atento e não fazer tudo sozinho quando as brincadeiras forem em equipes. Deixe a criança participar, ainda que seu desempenho não seja o melhor, pois ela precisa desenvolver a autonomia e o raciocínio. Além disso, esse comportamento fará com que o pequeno se sinta confiante e capaz de realizar as tarefas (o que será ótimo para seu desenvolvimento).

Quais são as melhores opções de jogos para a família toda?

Gostou de nossas dicas e quer se divertir em família, mas não sabe por onde começar? Veja as 7 dicas de jogos para a família toda que selecionamos abaixo!

1. Jogo da memória

Essa é uma brincadeira muito tradicional e você, com certeza, se lembra dela de sua infância. Trata-se de um conjunto de cartões com imagens repetidas, no qual é preciso encontrar as combinações ao longo da partida. Vence quem coletar o maior número de pares.

Você encontra um jogo da memória facilmente em qualquer loja de brinquedos. Mas, se preferir, ele também pode ser confeccionado em casa, com um tema que faça parte do universo da criança.

2. Jogo da Vida

Está procurando por uma atividade para entreter a família por várias horas? Então, o Jogo da Vida pode ser a solução!

Indicada para crianças a partir de 8 anos de idade, a brincadeira simula diversas situações da vida (casamento, nascimento dos filhos, dívidas). Ao longo da partida, o participante deve administrar sua jornada, buscando se tornar um magnata ou, pelo menos, não ir à falência.

3. Banco Imobiliário

Quer ensinar seus filhos a administrar dinheiro de forma divertida e didática? Então, invista em um Banco Imobiliário! Nesse jogo de tabuleiro, o participante tem a missão de enriquecer com a compra de imóveis e empresas.

Vence a partida quem conseguir se manter no lucro até o final, enquanto todos os outros já foram à falência. É uma forma gostosa e divertida de tratar sobre educação financeira com os pequenos.

4. Dominó

Assim como o jogo da memória, o dominó é uma brincadeira tradicional — tanto que já se tornou até modalidade esportiva. Ele é composto por pequenas peças enumeradas, que devem ser descartadas até não restar mais nenhuma na mão do jogador.

Essa é uma excelente opção para quem quer fazer exercícios de lógica de forma lúdica, já que é necessário criar estratégias para vencer a partida.

5. Detetive

jogo Detetive é uma alternativa perfeita para quem tem família grande, já que a brincadeira comporta de 3 a 6 pessoas com a idade mínima de 8 anos. 

Sua narrativa consiste em um quebra-cabeça para descobrir alguns aspectos de um crime que aconteceu em uma mansão. A cada rodada, um participante deve apresentar seus palpites. O vencedor é quem desvenda o mistério primeiro.

Trata-se de uma excelente opção para desenvolver o raciocínio lógico das crianças, já que elas precisam juntar as peças para chegar à solução. 

6. Forca

Você não tem jogos em casa? Ainda assim, é possível garantir momentos de diversão com sua família. A forca, por exemplo, é uma brincadeira clássica, que requer apenas papel e caneta para acontecer. 

Nesse jogo, a família precisa se dividir em dois grupos e descobrir a palavra que está escondida o mais rápido possível, palpitando uma letra por rodada. A cada erro, o time está mais próximo da forca!

7. Academia

Para quem busca por uma brincadeira didática, o jogo Academia é uma excelente opção. Ele traz cartões com palavras difíceis do dicionário e os jogadores devem escrever seus significados em um papel, mesmo que sejam inventados — o importante é convencer os adversários de que sua definição é a correta!

A cada rodada, um participante deve ler todas as respostas, inclusive a correta, e todos precisam votar na mais convincente. Vence quem for muito criativo e conseguir convencer mais pessoas.

Quer receber mais dicas de brincadeiras e jogos para a família toda? Assine nossa newsletter e fique por dentro do conteúdo do blog!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário