Por que fazer uma lista de presente de aniversário?

9 minutos para ler

Você, com certeza, já perdeu as contas de quantas festas de aniversário seu filho frequenta por ano, não é mesmo? No entanto, o que muitas mães não sabem é que tudo seria mais fácil se todos tivessem o hábito de fazer uma lista de presentes de aniversário.

Afinal, se em um primeiro momento comprar um brinquedo unissex para todos os amiguinhos parece uma opção, logo você percebe que essa não é a melhor maneira de alegrar os pequenos.

Por isso, neste post, vamos dizer os motivos para você considerar fazer uma lista de presentes no aniversário do seu filho e também incentivar os seus amigos a fazerem o mesmo. Acompanhe!

Por que fazer uma lista?

Uma simples lista de presente de aniversário é capaz de evitar constrangimentos e dificuldades em relação ao que levar para o aniversariante.

Antes das listas de presentes existirem, ou quando ainda não eram muito usadas, a maneira mais comum era a que os organizadores indicavam uma loja física e os convidados compravam os itens e mandavam entregar diretamente no endereço solicitado. Daí, surgiu o modelo mais tradicional das lojas.

No entanto, a opção online tem sido muito utilizada pela facilidade e otimização do tempo durante a compra e escolha dos presentes. A partir disso, confira as principais vantagens dessa ferramenta tão útil, tanto para os convidados quanto para quem organiza a comemoração.

Facilita para os convidados

Quando os pais ou organizadores da festinha disponibilizam uma lista de presentes, basta ir até a loja ou site no qual o aniversariante deixou a sua lista e escolher uma das opções descritas ali.

Com certeza isso economizará tempo dos convidados, que muitas vezes levam uma vida bastante corrida e, consequentemente, têm mais dificuldades em comprar o presente certo sem a lista de sugestões.

Atende às preferências do aniversariante

Elaborar uma lista de presentes facilita, e muito, a vida dos convidados. Afinal, nem sempre é fácil adivinhar o que dar de presente para alguém que você talvez não conheça muito bem.

Sendo assim, quando os pais já especificam e indicam as melhores opções de mimos, lembrancinhas e presentes para o pequeno, será infinitamente mais fácil acertar nas preferências e gostos da criança.

Evita constrangimentos

Crianças geralmente não conseguem disfarçar as suas emoções. Por isso, um presente que não agrada pode causar até constrangimentos, já que os pequenos não fazem questão de fingir se gostaram ou não.

Com isso, uma situação assim pode ser bem chata para todos os envolvidos. Afinal, ninguém quer presentear o aniversariante com algo que ele não vai gostar, certo? A lista é a maneira ideal de evitar esse tipo de problema. Assim, todo mundo sai ganhando, tanto os convidados quanto o dono da festa.

Diminui a possibilidade de presentes repetidos

Outra situação muito comum nas festas infantis é a repetição. Dessa forma, a criança não vai ficar muito feliz em ganhar mais de um presente igual, como o mesmo carrinho ou a mesma boneca.

Para evitar esse tipo de acontecimento, a lista de presentes de aniversário também salva, pois os itens comprados recebem marcadores, sinalizando que aquele brinquedo já foi escolhido por outro convidado.

Auxilia que o gasto fique dentro da previsão

O indicado é que uma lista de presentes de aniversário tenha preços acessíveis, mas variados, pois não é nada elegante colocar itens caros, mas também é bom proporcionar algumas opções de escolha para os convidados.

Normalmente, quando nos convidam para uma festa de criança, já ponderamos sobre o teto que poderemos gastar no presente, não é mesmo? Então, se a lista for feita seguindo essas dica, você poderá escolher o item que estiver dentro do planejado, evitando que gaste mais do que pode ou do que precisa com brinquedos que não agradarão a molecada.

É uma opção elegante

Além dos benefícios citados acima, uma lista de presente de aniversário é uma opção elegante, desde que seja bem elaborada. Na hora de fazer a lista, procure colocar opções e várias faixas de preço, já que você não sabe exatamente quais são as condições de cada convidado.

Seu filho quer aquele videogame incrível? Coloque na lista, mas também não se esqueça de inserir opções mais baratas, como bolas, jogos de tabuleiro, bonecos ou joguinhos pedagógicos. Dessa forma, ninguém ficará constrangido em comprar um item de valor menor, pois, ele também estará na lista.

Além disso, não se acanhe em colocar presentes maiores, pois os itens mais caros geralmente são comprados por familiares ou pessoas mais próximas, como os padrinhos, tios e avós da criança.

Diminui a necessidade de trocas

A lista de presentes não facilita só a vida dos convidados, mas também dos pais do aniversariante, já que diminui a necessidade de trocas. Sem a lista, há grandes chances de alguém acabar comprando um item que a criança já tem ou, no caso de roupas, no tamanho errado.

Por exemplo, você pode até saber que o dono da festa gosta de Lego, mas como descobrir exatamente qual o item da coleção ele precisa se o mercado disponibiliza inúmeras opções de cores e temas? Só com a lista de presentes!

Além disso, como dissemos, sempre que um item é comprado, ele é riscado da lista. Dessa forma, isso diminui também a possibilidade do aniversariante ganhar dois presentes iguais.

Como fazer a lista de presente de aniversário?

Existem algumas boas práticas que precisam ser levadas em consideração para evitar exageros e constrangimentos entre você e os convidados. Por exemplo, não é aconselhável colocar objetos caríssimos ou desnecessários para a criança na lista.

Agora que você já tem bons motivos para fazer uma lista de presente de aniversário, confira algumas maneiras de criar uma e garantir que os convidados e o seu filho fiquem satisfeitos. Acompanhe!

Evite escolher presentes caros ou luxuosos

Como dissemos, não é aconselhável, e nem legal, colocar na lista de presentes somente itens caros. Procure respeitar as condições financeiras dos seus convidados e não especifique lojas onde eles podem encontrar, pois isso passará a impressão de obrigatoriedade.

Além disso, alguns convidados podem se sentir constrangidos em não terem condições de arcar com os preços dos presente e acabarem não indo à festa. Esse tipo de situação é muito comum de acontecer, pois algumas pessoas preferem não comparecer do que chegar de mãos vazias.

Pense se seu filho brincará com o brinquedo

Você, mais do que ninguém, conhece os gostos e preferências do seu filho. Por isso, insira na lista de presente de aniversário apenas aqueles que você tem certeza que fará a felicidade do pequeno e que, ao mesmo tempo, será útil.

Dessa forma, você evita ter que armazenar brinquedos que, provavelmente, serão deixados de lado no lugar de outros que realmente agradarão o seu pequeno.

Peça opinião dos seus filhos

A melhor maneira de saber o que seu filho quer ganhar de presente é conversando com ele. Com certeza ele tem cores, desenhos ou personagens preferidos. Para evitar que ele receba presentes que não goste tanto, pergunte o que ele gostaria de ganhar ou se tem preferência por algum item. A partir disso você terá uma base mais sólida para decidir o que colocar na lista.

Faça listas online

Uma forma prática e rápida que tem sido muito utilizada é a de fazer lista de presente de aniversário online. Desse modo, você não precisa entrar em contato ou enviar separadamente os itens para cada convidado.

Outra opção é fazer a lista diretamente nas lojas, assim, os itens ficam mais acessíveis e fáceis de serem encontrados. Além disso, será mais cômodo em caso de trocas — e você ou seus convidados poderão retirar o presente diretamente na loja escolhida.

Para isso, basta pesquisar por sites que disponibilizem essa função, fazer um breve cadastro e colocar os brinquedos escolhidos. Normalmente, essas plataformas enviam a lista para o e-mail dos convidados.

Use variações

Caso o seu filho ou você opte por colocar algum item muito específico na lista, mas esse brinquedo é mais difícil de ser encontrado ou tem um valor muito elevado, coloque algumas variações mais simples. Essas alternativas podem ser de cores, tamanhos ou até mesmo de marcas.

Com isso, você evita a insatisfação do convidado com a lista ou que seu filho fique sem o presente. Entretanto, vale ressaltar que é muito importante que você ensine ao seu filho que o valor dos brinquedos não está no preço, e que as festas de aniversário não devem ser vistas com o objetivo de ganhar presentes, mas sim de celebrar e aproveitar o dia com bastante diversão.

Outra dica valiosa é optar por lojas que abrangem aqueles presentes que forem escolhidos ou solicitados pelo seu filho. Senão, terá que fazer mais de duas listas, o que torna algo facilitador em um pouco mais incerto, pois os convidados podem se confundir e você terá que administrar mais de uma lista.

Agora que você já conhece os benefícios de fazer uma lista de presentes de aniversário, não deixe de colocar essas dicas em prática para facilitar a sua vida e de seus convidados nas datas comemorativas!

O que achou dessas dicas? Salvam, não é mesmo? para ficar por dentro de mais novidades, assine a nossa newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdos!

Posts relacionados

Deixe um comentário