livro para o bebê livro para o bebê

Afinal, quando começar a comprar livro para o bebê?

4 minutos para ler

Nem só de brincadeiras mais hiperativas vivem as crianças. Alguns momentos de mais calma e relaxamento — e ainda assim interação com elas — também é necessário. É aí que entra o livro para bebê.

Ter um filho que goste de ler e estudar pode ser algo idealizado pelos pais, mas isso não é natural ou questão de sorte nas crianças. Esse gosto pela leitura se deve a um aprendizado e às experiências que ela cria, desde a infância.

É possível introduzir o hábito de leitura ainda enquanto seu filho é bebê. Isso permite que ele veja livros como algo natural e indispensável na rotina dele.

Saiba mais da importância de ler livro para bebê e por que você deve incluir esse momento na sua rotina!

As vantagens do livro para bebê

Curiosos por natureza, os bebês estão sempre aprendendo sobre novas expressões faciais, tom de voz, palavras, texturas e reconhecendo objetos ao seu redor. O livro para bebê é mais um desses objetos que podem ser usados para ajudar no desenvolvimento.

Com o contato com a leitura, os pequenos podem desenvolver a fala e ter mais proximidade com os pais. Assim, a diversão também pode ser garantida sem muita bagunça!

O hábito criado pela união de livro, colo e carinho, vai associar, na mente da criança, que a leitura é algo gostoso, agradável. Assim, se forma um novo leitor!

Quando introduzir os livros ao bebê

Na verdade, não há uma idade ideal para que os bebês sejam introduzidos aos livros. Contudo, a partir dos 6 meses — quando é comum que eles se sentem e queiram segurar mais objetos, além de interagirem mais — pode ser uma ótima idade para esse contato com a leitura.

Nessa fase da vida do bebê, eles já reconhecem os nomes das pessoas e objetos ao seu redor. A fala, a inteligência, a curiosidade e, especialmente, a imaginação começam a aflorar mais.

O ideal é buscar livros com texturas diferentes e deixar que a criança exerça sua independência, explorando o objeto, revirando as páginas, batendo com as mãozinhas ou até levando à boca — quando estão devidamente limpos.

Como fazer o momento de leitura

Ao introduzir um livro para bebê na rotina dele, o principal é não querer forçar a seguir a leitura corretamente do começo ao fim do livro. Dependendo da criança e do estado de agitação dela, é comum que ela queira brincar com o objeto no momento. Não há problema nenhum nisso!

Para ler com o bebê, você pode usar de momentos de relaxamento, como antes de dormir, na hora do banho (os livros de banho são excelentes), ou mesmo, no período do dia que a criança esteja mais calma, como é comum após elas acordarem da soneca.

Em caso de quarto montessoriano, os livros já ficam ao alcance dos pequenos e eles podem ter autonomia para pegá-los e decidir seu momento de leitura.

É importante também que os pais participem desse momento junto da criança e não apenas as deixe sozinhas com um livro. Afinal, todo o ponto de introduzir a leitura desde cedo, é justamente que a criança crie um hábito e dê importância e valor a ele.

Ao comprar um livro para bebê, uma boa dica é procurar unir as figuras dos livros aos brinquedos ou bichinhos de pelúcia que a criança tenha. Assim, é possível associar o brinquedo ao personagem do livro e trabalhar mais a narrativa e a imaginação do pequeno.

Ter um leitor em casa é uma questão de treino! Veja mais dicas de como introduzir a leitura desde cedo!

Posts relacionados

Deixe um comentário