Ler é importante em qualquer fase da vida de uma pessoa, pois além de estimular o cérebro, traz conhecimentos novos. Mas, engana-se quem pensa que há uma idade certa para iniciar o hábito da leitura. Quanto antes melhor, e isso inclui os bebês também.
Existem vários livros de bebê no mercado e eles não servem apenas como um enfeite. Há livros para o divertimento, os que ajudam a aumentar o vocabulário e outros que atraem a atenção, fazendo as crianças entenderem as coisas mais facilmente.
Na fase do bebê, que é a primeira infância, é muito importante que sejam feitas atividades que estimulem a formação desses pequenos. Nessa etapa da vida, as estruturas cerebrais estão em formação, e a leitura contribui para o bom desenvolvimento delas. A seguir, veja algumas dicas sobre os tipos de livros de bebê.
1. Livro de banho
Livros de banho são impermeáveis, o que permite que os bebês brinquem enquanto tomam banho. Geralmente são histórias onde brinquedos são usados, mas a imaginação também é importante, já que brincadeiras no banho quase sempre envolvem aventuras no mar.
Esses livros exploram o tato, a visão e a criatividade. Por isso, é necessário que a leitura seja feita calmamente, com a atenção sempre voltada para o bebê. A intenção é estimular os sentidos da criança e se divertirem juntos.
2. Livro de pano
São livros bem coloridos e que mostram desenhos que podem estar relacionados ao mundo do bebê. Esses tipos de livros são excelentes para o desenvolvimento da criança e para aprender palavras novas.
3. Livro de som
O livro de som talvez seja um dos favoritos dos bebês. Além de imagens, eles emitem sons, despertando a curiosidade dos pequenos, além de estimular os sentidos sensoriais. Nada mais motivador para o dia do que a risada de uma criança, não é mesmo? Pois o livro de som com certeza vai tirar boas risadas do seu bebê, e ele de você.
Há vários livros que trazem canções em suas histórias, e isso é muito positivo para a formação do bebê, pois ajuda no desenvolvimento social, cognitivo e linguístico. Isso sem contar que auxilia no processo criativo, na capacidade rítmica e até mesmo na coordenação dos movimentos.
4. Livro com textura
Nesses livros, as formas vão sendo criadas conforme o passar da história, ajudando no desenrolar do conto. Podem se transformar em um rio, numa fazenda, em um carro, e isso vai depender da história que estiver sendo contada.
Esse tipo de livro de bebê é ótimo porque cativa os pequenos e ajuda a estimular os sentidos, como o tato e a visão. Além de ajudar a ter um pouco mais de vocabulário também. Portanto, seja qual livro você escolher, lembre-se de fazer uma boa escolha, e pense sempre no bom desenvolvimento que você quer para o seu filho ou filha.
E, por falar em livros de bebês, você pode encontrar aqui na JC Kids, uma loja especializada em brinquedos para todos os gostos e idade. A diversão é garantida para toda a família, não tenha dúvida. É uma empresa que busca resgatar as brincadeiras e brinquedos que atravessam gerações, estimulando a imaginação das crianças e a conexão entre elas e seus pais.