Seu filho tem medo de dormir sozinho? Saiba aqui o que fazer!

4 minutos para ler

Um dos momentos mais difíceis da infância, tanto para os pais quanto para as crianças, é a hora de deixar o quarto dos pais e dormir sozinho. Afinal, é preciso sair da zona segura que é o ambiente em que se estava antes para um novo espaço, que pode causar preocupação e medo de dormir sozinho.

Apesar das dificuldades, existem algumas maneiras de tornar esse momento um pouco mais fácil. Continue acompanhando para saber quais são!   

Considere o medo dos seus filhos

É importante que os pais não desvalorizem o medo das crianças. Na infância, como a imaginação é muito fértil, os pequenos criam histórias mirabolantes, com monstros e outras criaturas que podem causar medo. Embora os adultos saibam que nada disso existe, desvalorizar o medo da criança só piora tudo. Afinal, eles guardarão o medo para si em vez de procurar resolver o problema.

Portanto, quando seu filho tiver medo de dormir sozinho, converse com ele e procure entender a origem do medo. Além disso, se coloque como um porto seguro e mostre que você estará sempre disponível para qualquer situação de temor. Com o tempo a criança passará a se sentir mais segura, sabendo que sempre tem a quem recorrer. 

Incentive atividades físicas durante o dia

Uma boa maneira de fazer com que seu filho tenha sono é incentivando-o a gastar energia. Brincadeiras em área externaesportes e atividades físicas são excelentes para isso.

Além dos inúmeros benefícios que essas práticas trazem para os pequenos, como desenvolvimento da coordenação motora e da sociabilidade, elas são essenciais e ajudam no sono da criança. Afinal, com a prática de atividades físicas os pequenos estarão tão cansados de noite que nem terão tempo para ter medo de dormir sozinhos. 

Evite brincadeiras agitadas antes de dormir

Se as atividades físicas e o agito são recomendados durante o dia, à noite a história muda. Afinal, mesmo depois de parar as brincadeiras, o corpo demora um pouco para voltar ao seu estado normal. Computador e celular também são péssimos para esses momentos. Assim, a criança estará agitada na hora de dormir. 

Nesse estado, ela provavelmente ficará estressada, já que tem sono e está cansada, mas não consegue dormir por ainda estar agitada. Com isso, o cenário é bastante propício para que o medo se instale. 

Estabeleça uma rotina de sono para seu filho

Se você quer combater o medo de dormir sozinho, estabelecer uma rotina de sono é uma medida necessária. Pode ser bastante difícil no começo, mas a médio e longo prazo você vai saber que fez a coisa certa. 

Para isso, procure colocar o seu filho na cama sempre por volta do mesmo horário. Escolha um horário compatível com a rotina da família, mas que seja adequado para crianças, que não devem ficar acordadas até muito tarde. 

Nos primeiros dias pode ser difícil e até resultar em choro e manha, mas com o tempo, o organismo da criança vai se acostumar e logo a rotina estará instalada. Para iniciar, conte histórias para ele e fique junto até que pegue no sono. Com o tempo seu filho passará a ter sono sempre no mesmo horário! 

Garanta que o quarto da criança seja um espaço aconchegante

Uma maneira bem eficaz de combater o medo de dormir sozinho é fazendo com que o quarto da criança seja um espaço aconchegante. É fundamental que ele se sinta bem ali, que goste de estar no próprio quarto e que se sinta seguro.

Para isso, procure decorar com cores e temas que seu filho goste e deixe o espaço organizado. Bagunça também causa agitação, que acaba prejudicando o sono. Com um quarto aconchegante, ele se sentirá seguro e entenderá que não há razão para ter medo. Logo ele vai contar orgulhoso para os amigos e familiares que dorme em seu próprio quarto! 

Se você gostou das nossas dicas para lidar com o medo de dormir sozinho que seu filho pode ter, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outros conteúdos e dicas importantes que podem auxiliar na sua rotina com as crianças. 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário