Seu filho tem medo do Papai Noel? Saiba o que fazer nessa situação

4 minutos para ler

 

Com a chegada do Natal, muitos pais se veem na situação de evitar que seus filhos vejam o bom velhinho. Isso porque muitos deles, especialmente os menores de idade, sentem medo do Papai Noel. É uma situação mais comum do que se pensa, já que é uma figura estranha para eles.

Esse medo pode surgir de forma comum, sem nenhum trauma aparente causado anteriormente. Afinal, é uma pessoa desconhecida, com roupas diferentes, e há pais que empurram as crianças para tirarem fotos, abraçar ou sentar no colo, sem ao menos explicar quem é ele.

Neste post, você aprenderá a desfazer esse medo no seu filho. Confira nossas dicas!

Não force a criança

Coloque-se no lugar dos pequenos, não apenas na situação do Papai Noel, mas no fato de fazê-los interagir, conversar, abraçar e socializar com uma pessoa totalmente desconhecida. Eles se sentem desconfortáveis e inseguros. Não há nenhum problema de socialização por parte deles, e sim a situação em que adultos colocam como sendo obrigatória à criança.

Antes de avisar o seu filho que ele verá o Papai Noel ou mesmo perguntar se ele quer fazer isso, é importante que a criança já tenha em mente o que é a figura do bom velhinho. De preferência, que ele já esteja no clima do Natal.

Converse para tirar o medo do Papai Noel

Explique o significado do Natal para seu filho e também sobre o Papai Noel. Ele precisa saber mais detalhes sobre quem é essa pessoa. Alimente a fértil imaginação infantil, mostrando como o bom velhinho tem magia. Lembre-se de tudo: Polo Norte, renas, trenó, presentes, biscoitos e leite.

O espírito natalino e a crença no Papai Noel não nascem com a criança e sua vivência. Isso precisa ser ensinado, estimulado. Elas aceitarão muito mais rápido quando o virem se conhecerem as histórias sobre ele antes. Aproveite para ajudar seu filho a escrever uma carta ao bom velhinho!

Deixe a criança participar da decoração de Natal

A decoração de Natal vem muito antes da criança conhecer o Papai Noel e trocar presentes. Esse é o momento ideal para aproximar a crença nessa figura muito importante para a data, já que, geralmente, as imagens dele estão nos itens de decoração natalina.

Envolva seu filho pedindo ajuda para montar a árvore, para comprar algum item decorativo com a figura do bom velhinho ou mesmo pergunte, caso ele já esteja pronto, se deseja alguma roupa com estampa do Noel.

Associe o bom velhinho com presentes

Receber um mimo é um ato de carinho por parte das pessoas. A significância que alguém se lembrou de você é um belo gesto. O Papai Noel é a maior associação com presentes de Natal que existe e é saudável que as crianças acreditem que ele entregará o seu também.

A mente dos pequenos trabalha por meio de associação. Use isso a seu favor. Eles gostarão de ganhar o presente que desejam se esperarem de coração aberto o Papai Noel.

É um trabalho da família manter a tradição viva nas crianças. O que chamamos de magia do Natal e espírito natalino é a esperança delas no encantamento do evento. Além das nossas dicas acima, para que seu filho perca o medo do Papai Noel, use filmes, contos infantis e desenhos animados que mostrem a importância do bom velhinho e de acreditar em milagres.

O seu filho já teve esse medo ou sempre adorou esperar o Papai Noel? Comente aqui no post!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário